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Marca de aluguel de roupas Rentup Closet faz sucesso com celebs

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Tem um festival ou uma festona na agenda, quer usar um look digno de cantora pop, mas sem gastar muito? Esse “dilema fashion” pode ser resolvido com a Rentup Closet, empresa de aluguel de roupas ousadas que já teve itens do seu acervo incorporados por artistas e revistas de moda brasileiras.

Vem conhecer a empresa!

A sustentabilidade é uma pauta urgente e global e a moda não pode desviar do assunto. Marcas do segmento luxo e até grandes varejistas têm buscado matérias-primas limpas para confeccionar os produtos e apoiar iniciativas em prol do meio ambiente.

O maior nome do fast fashion atual, a Shein, tem milhões de fãs que destacam como diferencial da empresa a rapidez com que reproduzem tendências e a oferta de produtos statement. Porém, se você quer aderir à moda das plumas, por exemplo, existe uma alternativa mais eco-friendly que a marca chinesa.

A Rentup Closet, fundada em 2018 pela mineira Marila Ribeiro, é uma plataforma de aluguel de roupas que tem como missão “unir o closet de diversas pessoas”. Por meio do e-commerce, a empresa disponibiliza um acervo de peças garimpadas – e também transformadas por upcycling – e ainda permite que qualquer um coloque itens próprios para compartilhar.

Marila Ribeiro decidiu abrir a Rentup Closet após perceber a lacuna de empresas mais sustentáveis no mercado de moda  

A Rentup é “um closet compartilhado de roupas e acessórios, tanto de luxo quanto de upcycling“, explica a fundadora  

O acervo da marca é construído a partir do garimpo de Marila e da colaboração de pessoas de todo o Brasil que podem colocar uma peça para alugar A idealizadora Marila Ribeiro, 30, é jornalista, mas começou a trabalhar com moda cedo, em assessorias de imprensa. Por isso, precisava criar pautas e documentar eventos de influenciadores. Com passagens pelo marketplace OQVestir e pela marca Olympiah, adquiriu conhecimento e vontade de ter algo próprio.

Em entrevista à coluna, a mineira de Uberlândia destacou que a Rentup surgiu de um entendimento que era preciso fugir da lógica atual de consumo. “Achei o mercado de aluguel desafiador e atrativo. Muitas marcas começaram a se reestruturar e trabalhar com a sustentabilidade em paralelo. Por ter tido um novo mindset em relação à moda, acreditei na troca oferecendo um serviço e não mais um produto”, conta Marila.

As peças do acervo da Rentup Closet são perfeitas para quem quer um look que foge do básico, com o top usado em produção da revista Glamour Brasil  

O vestido de paetê prata, mostrado anteriormente na matéria, foi usado pela cantora Agnes Nunes na capa da Rolling Stone  

Para influencers, como Lívia Andrade, o aluguel de roupas é uma opção sustentável para manter o closet renovado sem consumir de forma desenfreada Toda a curadoria da Rentup Closet é feita por Marila Ribeiro, que tem como preocupação mesclar itens de luxo com peças vintage. A “virada de chave” veio quando apostou no acervo de upcycling e viu que os produtos faziam sucesso com clientes da marca, além de stylists e produtores de revistas de moda.

“Eu amo esse cenário de produção artística, em que podemos criar e reinventar e deixar os looks mais autênticos, além de mostrar que tecidos e materiais que sobram podem ser reaproveitados para criar novas peças exclusivas”, reforça a empresária e diretora criativa. As peças da Rentup já apareceram na Glamour Brasil e já foram usadas por Manu Gavassi, Gabi Melim, MC Soffia e Thelma Assis.

A atriz e cantora Manu Gavassi com calça da marca Emilio Pucci, peça do acervo da Rentup Closet  

Gabi, da banda Melim, com top de strass que é hit da Rentup  

As peças de upcycling são as mais bombadas da marca. Acima, Thelminha, vencedora do BBB 2020, com visual da etiqueta Cosmo remodelado  

Como a curadoria da Rentup Closet é focada em peças statement, faz muito sucesso entre as celebs, como a luva usada por Kika Boom em clipe Rentup é futuro A visão de Marila para o mercado de itens compartilhados é otimista. “O caminho ainda é longo. A cultura do aluguel precisa ser mais comentada entre marcas e pessoas, mas tendo uma parcela que vê essa moda não como tendência passageira, já é um grande passo para continuar”. 

A mineira não descarta a possibilidade de uma marca autoral, mas diz que o foco do momento é o acervo de upcycling. “Se você é uma pessoa que curte também o ‘reciclado’, é uma maneira de usar uma peça mais vezes para comunicar a moda”, afirma à coluna.

O top, estrela do look acima, ganhou um charme maior graças à aplicação de plumas. Esses detalhes dão outra cara para as peças da Rentup  

Marila Ribeiro mostra como usar peças statement da própria marca no dia a dia: a bolsa de pluma compõe com a produção séria e sóbria  

Rafaela Blanck, artista, escreveu em sua foto: “Rentup: a maior de todas! Sou fã dessa marca!” O e-commerce da Rentup Closet é um mergulho no closet de personagens como Carrie Bradshaw, de Sex and The City, assim como a protagonista de Emily em Paris. E o melhor é que as peças podem estar na capa da revista um dia e, no outro, com você.

Colaborou Carina Benedetti

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