Largo do Rosário: o patrimônio que BH quase apagou da história

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 6 minutos
O Largo do Rosário é um patrimônio cultural e imaterial de Belo Horizonte. Centenas de belo-horizontinos passam pelo local onde ele ficava, no cruzamento das ruas da Bahia e Timbiras, no Bairro Lourdes, e não fazem ideia que estão sobre um legado histórico da capital mineira, construído antes da BH planejada por Aarão Reis. Com o auxílio da Fundação Municipal de Cultura (FMC) e do Comitê de Salvaguarda do Largo do Rosário, a série especial Sabia Não, Uai! desta semana resgata a história dessa herança mineira.
Patrimônio de resistência, reconhecimento, assistencialismo e pertencimento, o Largo do Rosário era composto pela Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, de 1819, um cemitério que ficava ao lado, construído anos antes, em 1811, além de uma comunidade unida em torno da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Arraial do Curral del-Rei.
 
No fim do século 19, os moradores do arraial que daria origem a Belo Horizonte eram predominante negros: 77% dos 5,5 mil moradores do Curral del-Rei, segundo levantamentos da Fundação Municipal de Cultura. Apesar disso, a população não tinha autonomia nas irmandades brancas. As irmandades eram grupos religiosos com ações dentro de sua comunidade e de ajuda a seus integrantes.
 
Impossibilitados de participar dos espaços religiosos, a população preta se uniu para criar a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Arraial de Curral del-Rei. E, em 1807, pediram a Dom João VI, príncipe regente de Portugal na época, autorização para construir uma matriz com uma igreja e um cemitério para se concentrar e manifestar a fé. A requisição foi aprovada, desde que a comunidade investisse seu próprio dinheiro na construção.

Os primeiros anos do Largo do Rosário

Em 1811, o cemitério ficou pronto e tinha 60 sepulturas. Segundo o mapa do historiador Abílio Barreiro (1957), a capela em homenagem a Nossa Senhora do Rosário foi inaugurada em 8 de outubro de 1819, dia em que as religiões de matrizes africanas celebram a padroeira. A igreja tinha sua frente voltada para o nascer do sol, na esquina da Timbiras com Bahia, na Região Centro-Sul de BH.
 
O Largo do Rosário, porém, seria bem mais amplo que o cruzamento dessas ruas em Lourdes, segundo historiadores, possivelmente se expandindo pelas atuais ruas Aimorés, Espírito Santo e a Avenida Álvares Cabral.
Segundo o padre Mauro Luiz da Silva, presidente do Comitê de Salvaguarda do Largo do Rosário, mestre e doutor em ciências sociais e também diretor do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu), existe um estudo do arquiteto Thiago Fialho, indicando que o local fica 10 metros abaixo, em frente ao teatro da cidade. A análise usou como referência o material produzido pela Comissão Construtora da Nova Capital e reinterpretou com base nas dimensões contemporâneas.
 
A amplitude do Largo do Rosário pode ser explicada pela identificação que a população preta encontrava na irmandade. “O nome Largo do Rosário surgiu porque criou-se uma corrente, uma união de pessoas na região. Muito provavelmente os vizinhos também eram pretos, devotos de Nossa Senhora do Rosário. Então, no entorno da capela formava esse largo, que é uma praça, onde a população mantinha uma vida ativa em comunidade”, explica o padre Mauro Luiz da Silva.

Um símbolo de pertencimento

Além de um símbolo de religiosidade, a irmandade tornou-se uma organização que buscava a inclusão e sobrevivência dos seus integrantes. Eles organizavam festas e cultos, providenciavam remédios, alimentos e até buscavam a liberdade de escravizados.
 
Assim foi até o arraial ser escolhido como a nova capital de Minas Gerais e a comissão construtora chegar aqui em 1894, com um plano republicano. Chefiados por Aarão Reis, a ordem da equipe foi destruir tudo nos limites que hoje conhecemos como Avenida do Contorno.

Soterramento de um legado

Como resultado do planejamento para a construção da cidade, demoliram a capela do Rosário, na virada de 1897 para 1898, e soterraram o cemitério. Os moradores da região foram indenizados, no entanto, o valor não dava condições para que as pessoas comprassem um terreno nos limites da capital organizada.
Para substituir a capela, construíram em 1897, no entroncamento da Avenida Amazonas com as ruas São Paulo e Tamoios, um novo templo. Apesar de ser registrado oficialmente como Igreja do Rosário, é conhecido atualmente como igrejinha Santo Antônio. Porém, essa não era mais ligada à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Arraial de Curral del-Rei.
 
“Ao construir um novo templo, não levaram em conta os corpos que estavam sepultados, nem a propriedade conquistada independentemente pela irmandade. Assim, ela foi transferida para a Arquidiocese de Belo Horizonte. Os negros perderam além da igreja, o direito de propriedade, referencia identitaria e herança histórica”, afirma o historiador da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura de BH, Marco Antônio Silva.

Reparação histórica

Assim, a história da Irmandade dos Homens Pretos, e tudo o que ela representava, quase foi apagada. No entanto, o legado deixado pelos povos que ali viviam foi registrado nos últimos anos pelo Comitê de Salvaguarda do Largo do Rosário.
 
Atualmente, graças à luta da junta para manter viva a memória da cidade, a região do Largo do Rosário foi registrada como Patrimônio Cultural e Imaterial de Belo Horizonte, por unanimidade, pelo Conselho do Patrimônio, órgão da PBH, em 2022. Com isso, foi colocada uma placa na esquina do quarteirão, onde acredita-se ser o lugar mais próximo e mais marcante, para identificar e para que todos que passem por lá saibam da importância do local.
 
“Quando o Largo do Rosário recebeu o título de patrimônio cultural foi como se o município estivesse dizendo, em outras palavras, que reconhece o passado, essa história e essa dívida com o povo negro. Uma forma de reparação histórica”, comenta Marco Antonio Silva.
 
Ainda segundo o historiador, com o procedimento, os cuidados do município com a região são ampliados. Torna-se responsabilidade da PBH divulgar, proteger e respeitar história da cidade e do povo negro que ali habitava, com o objetivo de garantir que essa e as gerações em diante reconheçam.

Outras figuras importantes

Inácio da Costa Pereira é o único membro da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Arraial del-Rei conhecido. Isso porque ele foi o escrivão da comunidade que assinou um dos documentos enviados à Dom João VI, em 1811. A carta faz parte do acervo do Arquivo Público Mineiro.
Outro nome que se destaca ao contar a história do Largo do Rosário é o do vigário Francisco Martins Dias, um homem negro que chegou ao arraial em 1892 e acabou atuando na transferência para a nova capital. Ele foi o último religioso a fazer uma celebração na Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e o primeiro pároco da capital. 

Uma fortaleza renovada

O prédio do 1º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, patrimônio de Belo Horizonte e marco zero do bairro Santa Efigênia, na Região Leste da capital, está passando por uma reforma. Com mais de um século de existência, o telhado do edifício precisou ser completamente trocado em obras de manutenção. A reforma foi iniciada em setembro e a previsão para finalização é até o final do ano. 
 
O imponente prédio onde hoje está instalado o 1º BPM e a Praça Floriano Peixoto, antes chamada de Praça Belo Horizonte, fazem parte do projeto da Comissão Construtora da Nova Capital Mineira, delimitados pela Avenida do Contorno, Rua Manaus e Álvares Maciel. A construção do quartel foi iniciada em março de 1887, sob a responsabilidade do Conde de Santa Marinha e projetado pelo arquiteto Edgar Nascentes Coelho. Somente após dois anos do processo de edificação, o local ficou pronto para receber o chamado Primeiro Corpo Militar da Província de Minas Gerais, criado em 1890 com o objetivo de atender as demandas por segurança pública do estado. O atraso na inauguração foi resultado de um incêndio que ocorreu durante a obra e atrasou a conclusão, transformando o quartel no segundo prédio oficial a ser inaugurado na cidade, atrás apenas do Palácio da Liberdade, localizado na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul de BH. 
 
Antigamente chamado de “BG”, o quartel do 1º BPM recebe também o apelido literal de “fortaleza de BH”, que leva em consideração a arquitetura do local. Isso deve-se à espessura da fachada, que tem mais de 1 metro e foi construída assim para aguentar até tiro de canhão. O objetivo da construção era não só resguardar a tropa com locais estratégicos para a defesa, mas também garantir uma resposta efetiva ao inimigo, com inúmeras claraboias dispostas em toda extensão de onde os soldados poderiam acionar as metralhadoras. A fortaleza virou patrimônio em agosto de 1984, quando o ex-governador do Estado, Tancredo Neves, assinou o documento de tombamento do conjunto arquitetônico formado pela Praça Floriano Peixoto e pelo prédio do Quartel do 1º Batalhão. Apesar de toda a preparação, o batalhão nunca foi atacado, mas, até hoje, o local chama atenção pela beleza e por fazer parte da história de Belo Horizonte.  
*Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Rocha

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no