Toyota atualiza o Prius, que ganha novo desenho e propulsão mais eficiente

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Em 1997, a Toyota lançava o Prius, que inovava pela propulsão híbrida e chamava a atenção pelo design exótico. Agora, 25 anos depois, o fabricante japonês apresentou a quinta geração do veículo.

Mantendo muito do estilo de antes, o novo Prius tem faróis mais pontiagudos e uma traseira simplificada, mas sem perder o caimento coupé do vidro unido à peça em preto.

O interior é completamente novo, com volante e quadro de instrumentos do bZ4x, primeiro modelo que a Toyota projetou do zero para ser um veículo elétrico. Também do bZ4x veio a inspiração do carregador solar do Prius, que pode acrescentar até 1.250 km de autonomia ao ano enquanto o carro fica exposto ao sol.

A versão plug-in do Prius rende 223 cv de potência, acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e aproximadamente 60 km de autonomia no modo elétrico. O híbrido convencional tem potência combinada de 193 cv. O novo Prius chega às concessionárias no segundo trimestre do ano que vem e pode retornar ao mercado brasileiro.

SEGURANÇA APROVADA
O Latin NCAP, programa independente de avaliação de segurança, testou o Tracker e deu cinco estrelas, sua nota máxima, ao SUV da Chevrolet.

O veículo – que foi o carro mais vendido na Bahia em outubro – alcançou esse resultado após uma bateria de testes com impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, impacto traseiro (whiplash), proteção de pedestres, entre outros.

csm Chevrolet Tracker Latin Ncap eb3291255c

O Tracker atingiu 91,07% em proteção a adultos, 91,84% para passageiro infantil, 54,14% em proteção de pedestres e 83,18% em assistência à segurança.

O SUV tem controle de estabilidade e seis airbags de série em todas as versões, mas também teve o sistema de frenagem autônoma de emergência, presente apenas nas versões mais caras, testado.

INFLAÇÃO DO CARRO
Um levantamento da Agência Autoinforme revelou alta de 1,7% da inflação do segmento automotivo em outubro. É a primeira alta depois de três meses de queda.

As deflações registradas em meses anteriores – 3,8% em setembro, 1,3% em agosto e 2,1% em julho – foram provocadas pela baixa dos preços de combustíveis, que desta vez teve os preços majorados.

O seguro foi o item que mais influenciou na alta no mês, com aumento de 4% sobre setembro. As proteções têm sofrido altas seguidas em 2022 em consequência do aumento de roubos e furtos de automóveis.

ESPORTIVO OFF-ROAD
A Porsche lançou o primeiro esportivo “duas portas” preparado para condução fora do asfalto, trata-se do 911 Dakar. O carro fica até 8 centímetros mais alto do que a versão tradicional e terá preço na faixa de R$ 2 milhões.

O lançamento do Dakar, que já está em pré-venda em todo o mundo, marca os 60 anos do 911 e 75 anos da linha de carros esporte da Porsche.

csm Porsche 911 Dakar 4e28d69e08

Para o modelo, o motor escolhido foi o mesmo do 911 GTS, o biturbo de seis cilindros de três litros, que entrega 480 cv de potência e 58,1 kgfm de torque máximo. O propulsor é associado à transmissão PDK de oito velocidades e tem tração integral.

Com esse conjunto, atinge 100 km/h em 3,4 segundos e a velocidade é limitada a 240 km/h. Além da nova suspensão, o Dakar tem pneus preparados para condução em terrenos críticos e resistência a cortes. 

SONG PLUS, O QUARTO BYD 
A BYD apresenta o seu quarto veículo no mercado brasileiro em menos de um ano. Trata-se do Song Plus DM-i, um SUV híbrido plug-in, com uma tecnologia que é capaz de mesclar os modos de utilização.

Para curtas distâncias, por exemplo, usa o sistema elétrico (maior economia). Já para longas distâncias, aciona o modo híbrido, unindo o propulsor a combustão ao elétrico.

csm BYD Song Plus 4993f8dc10

O modelo é equipado com um motor a gasolina que rende 110 cv de potência a 6.000 rpm e torque máximo de 17,7 kgfm a 4.500 rpm. Já o elétrico produz potência máxima de 179 cv, com torque máximo 32,2 kgfm.

O SUV acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e conta com autonomia 100% elétrica de 51 km com carga total da bateria, já no modo híbrido a autonomia ultrapassa os 1 mil km.

Bem equipado, tem central multimídia Touch de 12,8”, ar-condicionado dual zone, tecnologias semiautônomas, carregamento de celular por indução, entre outros itens.

O SUCESSO DA MINI
20 anos depois da sua estreia oficial na América Latina, a MINI obteve uma importante conquista. A empresa atingiu o marco de 125 mil unidades vendidas na região.

O carro que simbolizou o momento foi um Cooper SE elétrico comercializado na Colômbia.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Botafogo vence clássico contra Fluminense em partida pelo Campeonato Carioca

Em uma partida emocionante válida pela 11ª rodada do Campeonato Carioca, o Botafogo saiu vitorioso diante do Fluminense por 4 a 2, em um jogo disputado no Maracanã, no Rio de Janeiro. Com esse resultado, o Botafogo alcançou 20 pontos, enquanto o Fluminense ficou com 22 pontos na tabela. O time alvinegro não deu trégua

Religioso morre após ser baleado na cabeça no Norte baiano; alvo de ataque sobreviveu

O coordenador de coroinhas de uma igreja católica de Paulo Afonso, na divisa da Bahia com Sergipe e Alagoas, foi morto a tiros. Um homem, que seria o alvo dos acusados, também foi atingido, mas sobreviveu após ser levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), informou a Polícia Civil.   A vítima, Valcy Leandro

Bragantino vence o Santos e garante vaga nas quartas de final do Paulistão

O Santos sofreu uma derrota para o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, levando preocupações para as quartas de final do Paulistão. Mesmo com dois jogadores a mais no segundo tempo, a equipe comandada por Fábio Carille não conseguiu reverter o placar de 1 a 0, marcado por Sasha aos 21 minutos do primeiro tempo.