STF suspende julgamento sobre legalidade do orçamento secreto

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Logo Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu hoje (15) o julgamento sobre a legalidade do atual modelo de emendas de relator do Orçamento da União. As emendas são conhecidas como ” orçamento secreto” do Congresso Nacional. ebcebc

A sessão foi suspensa com placar de 5 votos a 4 contra o modelo das emendas RP9, nome técnico da medida. A votação será retomada na segunda-feira (19), última sessão antes do recesso na Corte. Faltam os votos os ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. 

Notícias relacionadas:

  • Castro apresenta relatório sobre texto que altera orçamento secreto.
  • Presidente do STF vota contra o orçamento secreto.

A votação foi iniciada ontem (14) com o voto da relatora, ministra Rosa Weber. A presidente do Supremo considerou que o orçamento secreto é inconstitucional por prejudicar a distribuição de recursos, o direito de parlamentares de participarem do ajuste do Orçamento e a sociedade de obter informações sobre a aplicação do dinheiro. 

Na decisão de hoje, a divergência foi aberta com o voto do ministro André Mendonça, que votou para manter as emendas de relator ao entender que a decisão política sobre o destino dos recursos orçamentários cabe ao Legislativo. 

“Merece uma meditação profunda de nossa parte sobre as condições de possibilidade e limite de uma intervenção do Supremo na matéria”, argumentou. 

No entanto, deu prazo de prazo de 60 dias para que o Congresso estabeleça critérios para fixação do total da despesa destinada às emendas RP9, de rateio e de fiscalização semelhantes às emendas individuais e de bancada.

Em seguida, os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Nunes Marques votaram pela possibilidade da adoção das emendas, mas com a aplicação de formas proporcionais de distribuição e de fiscalização. 

O voto da relatora contra as emendas foi seguido pelos ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia. 

Entenda 

O julgamento é motivado por quatro ações protocoladas no ano passado pelos partidos Cidadania, PSB, PSOL e PV. De acordo com as legendas, a adoção desse tipo de emenda, identificada como RP9, é ilegal e não está prevista na Constituição. 

Além disso, os partidos argumentam que as emendas só podem ser usadas como instrumento técnico pelo relator do Orçamento para ajustes no projeto da lei orçamentária.  

No entanto, segundo as legendas, as emendas são usadas pelo Executivo federal para cooptar deputados e senadores a votarem matérias de seu interesse em troca de alocações diretas para órgãos públicos, sem a identificação dos deputados e senadores que indicaram a aplicação dos recursos. 

Durante a sessão do STF, o Congresso iniciou a votação do projeto de resolução para definir critérios de distribuição dos recursos, mas a sessão foi suspensa. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Guig Ghetto, Parangolé e O Maestro garantiram a folia no segundo dia de Festa da Cidade

Festa da Cidade em Teixeira de Freitas (Foto: Junior Origem) A Festa da Cidade para a celebração dos 39 anos de emancipação política de Teixeira de Freitas continuou agitando os teixeirenses na sexta-feira (03), na Avenida das Nações. O segundo dia de folia contou com Guig Ghetto, Parangolé, O Maestro e demais atrações tanto nos

Confira os times vencedores do Torneio do Trabalhador

Jogos finais do Torneio do Trabalhador (Foto: Junior Origem) Na quarta-feira (01), ocorreram os jogos finais da edição de 2024 do 1° de Maio –  Torneio do Trabalhador no Campo do Bonadiman. O evento, realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer, propõe impulsionar e visibilizar o futebol em Teixeira de Freitas. Os times campeões receberam

Prefeitura informa que feriado do aniversário de Teixeira de Freitas acontecerá dia 6 de maio

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas informa que o feriado municipal do aniversário da emancipação política de Teixeira de Freitas neste ano acontece no dia 6 de maio, próxima segunda, como foi instituído pelo Decreto nº 262/2024, e deverá surtir seus efeitos legais. O post Prefeitura informa que feriado do aniversário de Teixeira de