História Hoje: há 65 anos, Sputnik 1 retornava à Terra

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Lua artificial. Assim ficou conhecida a cápsula Sputnik 1, da União Soviética. O artefato entrou para a história como o primeiro satélite artificial da Terra. Depois de três meses no espaço, a Sputnik 1 foi pulverizada no momento em que voltou à atmosfera terrestre em 4 de janeiro de 1958.

A Sputnik 1 foi enviada para orbitar a Terra em outubro de 1957. O lançamento ocorreu a partir do Cosmódromo de Baikonur, na então República Socialista Soviética do Cazaquistão.

A renovação tecnológica da União Soviética surpreendeu os Estados Unidos e deu início à corrida espacial no auge da Guerra Fria. O evento fez parte da celebração do Ano Internacional da Geofísica, da Organização das Nações Unidas.

Aquele período tinha sido considerado como ideal para estudar a Terra e o Sistema Solar. A Sputnik 1 girava em torno da Terra a uma altura estimada de até 900 quilômetros e dava a volta ao mundo a cada 95 minutos.

A estrutura esférica, com pouco mais de 83 quilos, não levava instrumentos científicos modernos, nem de captação de imagens. Mesmo com tecnologia limitada, os pesquisadores realizaram estudos com dados de sinais de rádio e de temperatura e pressão. Os transmissores de satélite operaram por três semanas.

A missão do primeiro objeto feito pelo homem enviado à órbita da Terra chegou ao fim em 92 dias após o lançamento. A Sputnik completou cerca de 1.400 órbitas da Terra, percorrendo um total de 70 milhões de quilômetros.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Sonda da Agência Europeia detecta ‘aranhas’ em Marte

Imagens capturadas pela Agência Espacial Europeia (ESA) revelam fenômeno em Marte que gera formas semelhantes a aracnídeos. Uma imagem capturada recentemente pela sonda ExoMars Trace Gas Orbiter , da ESA, desvendou uma série de configurações na superfície de Marte que, à primeira vista, se assemelham a um conjunto de aranhas. Essas configurações bastante particulares, encontradas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um novo grupo de cibercriminosos sequestrou imagens íntimas e dados financeiros de pacientes de consultórios de cirurgia plástica do Rio Grande do Sul e do Paraná. Também publicou prontuários de uma clínica de saúde sexual masculina em Minas Gerais. O Qiulong veio a público na sexta (19) em página na

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram ‘falha técnico-operacional’

A rede social X reiterou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que não flexibilizou restrições a perfis bloqueados por ordem judicial. A Polícia Federal (PF) identificou que a plataforma vem permitindo que contas suspensas façam transmissões ao vivo. Em ofício enviado ao STF, os representantes da empresa no Brasil justificaram que houve uma "falha técnico-operacional" no