Lula irá ao Uruguai depois de visitar Argentina em 1ª viagem na Presidência

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

GUARULHOS, SP (FOLHAPRESS) – Depois de ir à Argentina, em sua primeira viagem após o retorno à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai a Montevidéu, no Uruguai, informou o Itamaraty nesta sexta (5).

Lula irá ao país comandado pelo centro-direitista Luis Lacalle Pou em 25 de janeiro após dois dias em Buenos Aires. O Ministério das Relações Exteriores uruguaio disse que o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, e seu homólogo no país vizinho estão acertando os detalhes.

Desde que Vieira anunciou que Lula iria à Argentina, onde se encontrará com o presidente Alberto Fernández, um de seus principais aliados na região, cogitava-se a possibilidade de uma visita ao Uruguai, confirmada após o convite oficial feito por Lacalle Pou.

No país, Lula também tem laços com o ex-presidente José “Pepe” Mujica, que participou de sua campanha para o Palácio do Planalto e veio à posse a convite do próprio Lacalle Pou -o também ex-presidente Julio María Sanguinetti os acompanhou em Brasília, em uma comitiva pluripartidária.

Nesta quinta-feira (5), o Itamaraty também anunciou o retorno do Brasil à Celac (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos), integrada, entre outros, por Argentina e Uruguai.

O país havia se retirado do colegiado em janeiro de 2020, no segundo ano de governo de Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, a gestão do ex-presidente afirmou que o bloco tinha poucos efeitos práticos e que era composto por ditaduras, como Venezuela e Cuba.

Criada em 2010, no final do segundo governo Lula, a Celac é uma organização internacional em que os países da região se articulam sem a participação de Estados Unidos e Canadá.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Sadiq Khan, do Partido Trabalhista, é reeleito prefeito de Londres para um terceiro mandato

Sadiq Khan, do Partido Trabalhista, foi reeleito para seu terceiro mandato como prefeito de Londres, um feito inédito na capital britânica. Khan, que é filho de imigrantes paquistaneses e o primeiro prefeito muçulmano de Londres, venceu a candidata conservadora Susan Hall por uma margem maior do que em sua primeira reeleição, em 2021. Aos 53

Idosa quase cai em golpe achando que falava com Robert de Niro

Uma tentativa de golpe quase pegou Gina Morgan, 76 anos, de surpresa, quando ela pensou que estava conversando com o ator Robert De Niro no Reino Unido. O fraudador usou a imagem do famoso para tentar extorquir dinheiro. A farsa só foi descoberta depois que a neta da idosa, Shannon Rich, percebeu a troca de

Demos poderes demais a López Obrador, diz candidata opositora do México

(FOLHAPRESS) - A blusa tem traços de artesanato tradicional indígena e é rosa, a cor-símbolo dos atos em defesa da autonomia do órgão eleitoral. O colar tem pérolas e corações. No braço, as pulseiras de miçanga com letrinhas têm um quê de Taylor Swift. Assim Xóchitl Gálvez, candidata da oposição à Presidência do México, aparece