Com a presença de familiares, Pelé é homenageado pela Fifa durante o The Best; Ronaldo exalta o Rei do Futebol em discurso

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Morto no final do ano passado, Pelé foi homenageado pela Fifa durante a cerimônia de entrega do prêmio The Best. O evento aconteceu nesta segunda-feira (27), em Paris, na França. O ex-atacante brasileiro Ronaldo Fenômeno entregou um troféu especial para a esposa do Rei do Futebol, Márcia Aoki.

“É uma honra estar aqui, neste tributo da Fifa ao Edson Arantes, o Pelé. Tenho algumas palavras para dizer: Deus nos deu o Edson, e o Edson nos deu Pelé. E o mundo tão bem recebeu ambos. Estas são as palavras que tenho de agradecimento”, declarou ela falando em inglês.

Marcia Aoki esposa Pele Harold Cunningham Fifa.

Márcia Aoki, esposa de Pelé | Foto: Harold Cunningham / Fifa

Foi exibido um vídeo lembrando a vida e carreira de Pelé, o único atleta da história a conquistar três títulos de Copa do Mundo em 1958, 1962 e 1970. No discurso, Ronaldo exaltou o Rei do Futebol.

“Falar do Pelé para mim é muito difícil, vou até falar em português. Quando eu lembro do Pelé eu vejo um jogador muito à frente do seu tempo, um atleta que ser viu de inspiração para mim e todo mundo no futebol. Nos anos 1950, ele já era moderno, chutava com as duas pernas, saltava mais alto que os outros, controle orientado, fazia gol de bicicleta, cabeça. Eu também lembro dele como um amigo querido. Quando eu tive a primeira lesão no meu joelho, em 2000, ele me visitou na minha casa, levando muito amor e carinho em um dos momentos mais difíceis da minha vida”, disse.

Além dos feitos nos jogos, Ronaldo também citou a importância do Atleta do Século na luta contra o racismo.

“O Pelé também será lembrado pelo impacto na sociedade. Quando ele jogava, o mundo era um lugar ainda mais racista do que era hoje. Ele, um atleta negro, se tornou o rei do esporte mais popular do planeta. Mostrou que o negro pode ser o melhor, mais bem-sucedido e pode vencer o racismo. Essa luta ainda não acabou, mas peço que todos se inspirem na luta do Rei Pelé, para que combatamos o preconceito”, completou.

Companheiro de Pelé na seleção brasileira na conquista do Mundial de 70, Jairzinho estava na plateia e também elogiou o reconhecimento da entidade. Já o cantor Seu Jorge, encerrou o especial com uma apresentação musical.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Atacante do Japão comenta partida contra Seleção Brasileira na Copa do Mundo: “Não se ouve falar do Brasil”

Às vésperas do duelo entre Brasil e Japão pela Copa do Mundo, Kento Shiogai revelou quem vem...

Walace explica poucos jogos pelo Cruzeiro e projeta retomada no Vitória: “Tenho que provar”

Walace chegou neste sábado ao Vitória por empréstimo até o fim da temporada, buscando recuperar a regularidade no meio-campo após sua curta passagem...

Vitória empresta volante Ronald ao Criciúma até o fim da temporada

O Vitória confirmou o empréstimo do volante Ronald ao Criciúma, com a meta de manter o jogador ativo na Série B até o...