É por este motivo que o câncer do pulmão também se desenvolve

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O câncer de pulmão, frequentemente associado ao tabaco, pode ter outra causa alarmante: a poluição do ar. De acordo com um estudo publicado na revista Nature, a exposição a altas concentrações de poluentes atmosféricos pode aumentar o risco de desenvolver câncer de pulmão em apenas três anos.

A pesquisa, que avaliou mais de 33 mil pessoas, identificou que altos níveis de poluição estão associados a alterações genéticas que podem levar ao câncer de pulmão. “Células com mutações que causam câncer se acumulam naturalmente à medida que envelhecemos, mas normalmente permanecem inativas. A poluição pode despertar essas células, levando ao crescimento de tumores”, explica Charles Swanton, um dos responsáveis pelo estudo.

Além disso, uma investigação realizada no Canadá como parte do mesmo estudo, com 228 pessoas, revelou que o risco de desenvolver câncer de pulmão aumentou de 40% para 73% em apenas três anos de exposição a altos níveis de poluição do ar.

É importante ficar alerta aos sintomas do câncer de pulmão, que podem incluir tosse persistente, dor no peito, falta de ar, perda de peso inexplicada, rouquidão, dor ao tossir ou ao respirar, presença de sangue no catarro e infecções respiratórias frequentes. Caso apresente algum desses sintomas, é fundamental consultar um médico para avaliação adequada.

Esses resultados destacam a importância de considerar a poluição do ar como um fator de risco significativo para o câncer de pulmão, juntamente com o tabagismo. Medidas para reduzir a poluição do ar e proteger a saúde pulmonar são urgentemente necessárias para prevenir a incidência crescente desse tipo de câncer.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Homem é baleado por policial no centro de São Paulo

Na tarde desta quarta-feira (17), um homem foi baleado por um policial na Estação da Luz, no centro de São Paulo. O tiro foi realizado por um policial militar por volta das 16h30, ainda não há informações sobre a motivação do episódio. Conforme informou a PM, o socorro foi prestado pelo próprio agente e o

Receita Federal apreende 1,3 tonelada de cocaína escondida em carga de café no Porto do Rio

Agentes da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal realizaram uma grande apreensão de cocaína no Porto do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (27). A ação foi feita durante o decreto de Garantia da Lei e da Ordem, que possibilita que as Forças Armadas atuem na prevenção de delitos em

PF indicia Renato Cariani por três crimes

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta segunda-feira, 18, o influenciador Renato Cariani por tráfico equiparado, lavagem de dinheiro e associação para tráfico de drogas. Mesmo após o Ministério Público (MP) ter solicitado sua prisão, ele segue em liberdade. De acordo com a PF, a acusação por tráfico equiparado é porque Cariani supostamente não se envolveu