Netanyahu recua de demissão de ministro que criticou reforma judicial em Israel

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, disse nesta segunda-feira (10) que desistiu de demitir o ministro da Defesa, Yoav Gallant, devido à crise de segurança no país.

Os dois resolveram seu desacordo, segundo o primeiro-ministro -no mês passado, Gallant pediu publicamente pela interrupção da controversa reforma judicial que levou milhares de israelenses às ruas em protestos, o que causou a demissão que nunca ocorreu de fato. “Decidi deixar nossas diferenças para trás”, disse Netanyahu em entrevista coletiva. Ele afirmou que os dois trabalharam juntos nas últimas duas semanas.

Quando anunciou a demissão, na última semana de março, Bibi, como é conhecido o premiê, enfrentou críticas da oposição e de atores internacionais, além de novas manifestações nas ruas. Israelenses descontentes com a medida bloquearam a principal rodovia da capital Tel Aviv e foram à casa dele, em Jerusalém.

No mesmo dia, Asaf Zamir, cônsul-geral de Israel em Nova York, renunciou ao cargo. “Acredito que é meu dever garantir que Israel continue sendo um farol da democracia e da liberdade no mundo”, disse em carta -especialistas afirmam que a reforma judicial de Bibi é um instrumento para minar a independência do Judiciário e corroer a democracia. Após semanas de manifestações, o governo adiou o trâmite da reforma em março.

O recuo da demissão acontece em um momento de crise interna e de escalada da violência entre israelenses e palestinos. Na última semana -na véspera do Pessach, a Páscoa judaica, e em meio às celebrações do Ramadã muçulmano-, a polícia de Israel invadiu a mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, e entrou em confronto com centenas de palestinos que passavam a noite no local.

Dias depois, um homem jogou o carro contra turistas em Tel Aviv, matando um deles e ferindo outros sete, e um ataque a tiros deixou duas irmãs israelenses e sua mãe mortas na Cisjordânia ocupada. Após os episódios, o Exército de Israel convocou reservistas para reforçar as tropas do país, escancarando, mais uma vez, o aumento das tensões entre Israel e Palestina.

Netanyahu aproveitou a entrevista para colocar a onda de ataques na conta do governo anterior e dos protestos massivos. Segundo o jornal Times of Israel, ele afirmou que o contexto de violência não é novidade, e que os ataques terroristas aumentaram sob o governo anterior.

“Eu digo a vocês esta noite, povo de Israel, que repeliremos essas ameaças e derrotaremos nossos inimigos. Já fizemos isso no passado e faremos de novo”, afirmou. “Vamos restabelecer a dissuasão e consertar os danos que herdamos.”

Ele também culpou o líder da oposição, Yair Lapid, que costuma alertar para um colapso nacional caso o premiê siga em frente com a reforma. “Nossos inimigos veem isso, ouvem isso, e acreditam que podem nos enfrentar, com o terror combinado do Líbano, da Síria e de Gaza”, afirmou Bibi.

O premiê enfrenta ainda um cenário eleitoral pouco favorável. No domingo (9), uma pesquisa de opinião do Canal 13 News de Israel mostrou que o partido Likud, de Netanyahu, perderia mais de um terço de suas cadeiras se uma eleição fosse realizada agora, e o premiê não conseguiria obter a maioria dos votos com seus parceiros de coalizão de extrema direita. “Não estou perturbado com a votação”, disse Netanyahu a repórteres.

O primeiro-ministro afirmou ainda que as relações com os Estados Unidos, tensas devido à reforma judicial, permanecem “estreitas”, e que os dois países cooperam em questões de segurança e inteligência.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Rapunzel: Ucraniana entra para o Guinness com cabelo de 2,57 metros

Aliia Nasyrova, de 35 anos, não é apenas uma mulher com o cabelo longo, mas sim uma verdadeira Rapunzel da vida real! A ucraniana, que atualmente reside na Eslováquia, conquistou um título mundial: o de cabelo mais longo do planeta, com impressionantes 2,57 metros de comprimento. Sua história se tornou viral após sua participação no

Congresso argentino debate pacote de reformas de Milei para desregulamentar a economia

A Câmara dos Deputados da Argentina começou nesta segunda-feira (29) a debater um pacote de reformas promovido pelo presidente Javier Milei para desregulamentar a economia, uma versão reduzida de um projeto que fracassou no parlamento em fevereiro. A proposta inclui a declaração de emergência econômica e energética por um ano, a delegação de competências do Parlamento

Relógio de ouro de passageiro do Titanic é leiloado por valor recorde

Recentemente, um relógio de ouro pertencente ao passageiro mais abastado do Titanic foi leiloado por 1,17 milhão de libras esterlinas, o equivalente a cerca de R$ 7,47 milhões. O leilão foi conduzido no Reino Unido pela renomada casa britânica Henry Aldridge & Son, conforme relatado pela AFP. O lance vitorioso veio de um comprador dos