TAGS

Após duas derrotas na Câmara, Lula é obrigado a entrar em campo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Presidente criticou atuação de ministro das Relações Institucionais

O Governo Lula termina a semana com duas derrotas na Câmara. Na terça-feira (2), concordou com a retirada de pauta do Projeto de Lei das Fake News, previsto para ser votado naquela data ,porque não havia a garantia de votos suficientes para aprovar a proposta. No dia seguinte, 295 deputados votaram a favor de projeto que derruba parte dos decretos que alteram o Marco do Saneamento, editados no início de abril pelo presidente. Apenas 136 parlamentares votaram contra o texto, ou seja, a favor dos decretos do Executivo.

A situação levou Lula a fazer, na quinta, uma cobrança pública a seu ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, durante a instalação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável. “Eu espero que ele tenha a (mesma) capacidade de organizar, de articular, que ele teve no Conselho, dentro do Congresso Nacional. Aí vai facilitar muito a vida”, afirmou o presidente. A plateia e o próprio Padilha riram. 

Ainda na quinta, Lula resolveu assumir a articulação política de seu governo e agendou – para quando retornar da Europa –  reuniões com presidentes e líderes de MDB, PSD, União Brasil e PSB para cobrar fidelidade nas votações.  As quatro legendas controlam 12 dos 37 ministérios e majoritariamente votaram contra os decretos. 

Até então, Lula rejeita a ideia de mudanças no ministério, apostando em azeitar as relações com partidos e parlamentares. Mas essas primeiras derrotas já enfraquecem o governo nas negociações, encarecendo o voto de cada um dos deputados que precisa ser convencido a apoiar os projetos do Executivo. O Planalto já anunciou o início da liberação de uma parte dos R$ 10 bilhões em emendas, além de cargos no segundo escalão em empresas como Sudam e Sudene. A verba é herança do antigo orçamento secreto e atualmente é controlada pelos ministérios.

O governo Lula é um governo em disputa. Antes de ser governo, foi o maior palanque da história das eleições brasileiras, que, sob o justo pretexto de derrotar o fascismo, reuniu partidos e políticos de diferentes perfis de atuação e   espectros ideológicos. Ainda assim, não conseguiu formar uma base coesa no Parlamento. Nem conseguiria. O Centrão, uma força cada vez mais independente, vem se fortalecendo, conquistando espaço desde que Eduardo Cunha venceu a disputa para comandar a Câmara dos Deputados em 2015. Quanto mais fraco for o presidente, mais forte será o Centrão, Dilma e Temer que o digam. Ao controlar o ímpeto golpista de Bolsonaro, o grupo avançou diretamente sobre os recursos da União, no que ficou conhecido como Orçamento Secreto, de modo a usar essas verbas sem a intermediação e contrapartidas. 

Há elementos específicos do que aconteceu em Brasília na quarta e na quinta. No caso do PL das Fake News, a bancada evangélica estava coesa contra a proposta e havia a oposição das big techs. No caso do saneamento, o recado de que Lula seria derrotado foi dado desde que os decretos foram assinados. 

Primeiro porque o Marco foi aprovado pelo Congresso, e é visto lá como avanço para a universalização do acesso a sistemas de água e esgoto tratados. Segundo porque deputados são em sua maioria ex-prefeitos que desejam retornar ao comando de seus municípios, ou muito ligados a atuais gestores municipais, e o decreto de Lula mexeu com uma possível fonte de arrecadação para as prefeituras, que é a licitação dos serviços de água e esgoto, hoje nas mãos de empresas estatais, que, com a vigência dos decretos de Lula, continuariam com a concessão, sem pagar nada por elas aos municípios, sem metas de universalização a cumprir e executando um péssimo serviço à população. Credita-se essa ideia a Rui Costa, chefe da casa Civil, para favorecer a Embasa.

Esses fatores não diminuem o tamanho das derrotas, muito menos indicam uma menor dificuldade futura para a articulação política do Planalto. Ao contrário. Porque esses focos de resistências deveriam ser de conhecimento do governo desde antes da redação dos projetos. E se não foram superados naquela fase, a estratégia para vencê-los deveria ter sido traçada e executada antes de os projetos irem à votação na Câmara. É neste cenário que se aproxima as votações de projetos econômicos, entre eles o do novo arcabouço fiscal e as reformas tributária e administrativa.

IMG 8238

Foto: Ana Albuquerque/CORREIO

Bethânia, a imortal
A posse de Maria Bethânia na Academia de Letras da Bahia (ALB), fez muitos torcerem o nariz. Afinal, ela não tem livros publicados. Uma reação conservadora que também foi vista quando da eleição e posse de Gilberto Gil e Fernanda Montenegro na Academia Brasileira de Letras (ABL), ou quando Bob Dylan foi laureado com o Nobel de Literatura.  A justificativa para a candidatura e eleição de Bethânia, entre outras, é a de que ela fez um trabalho de divulgação da poesia em língua portuguesa ao longo de quase cinco décadas de carreira.  Pode parecer, mas não é pouco. A cantora usa, desde sempre, o talento de intérprete, a visibilidade junto ao público, e a sua sensibilidade artística para apresentar poetas e poesias a um público fora da bolha literária e – muitas vezes – iletrados e deseducados para ler versos.

Meme da semana

meme 060523

A batida da PF  na casa de Jair e Michelle Bolsonaro para  investigar  falsificação  de registros de vacinas foi tema para vários memes. Muitos associam o novo calvário do ex-presidente a uma vingança do Zé Gotinha, personagem esquecido por ele na pandeima.

Mais lidas do site entre 28 de abril e 4 de maio

1ª  Médica receita remédio que não existe para tratar bebê. bit.ly/3LGltuy

 2ª  Paciente com câncer terminal tem cura após fazer tratamento criado por brasileiro. bit.ly/4250Oan

 3ª  Gol se contradiz e diz em site oficial que laptop “só pode ser despachado como bagagem de mão”. bit.ly/44j4AyW

 4ª  Se iludiu com uísque e Mercedes, diz Zé Eduardo sobre Marcelo Castro. bit.ly/41OEmlW

 5ª  Tiktoker de 16 anos tem 76% do corpo queimado ao fazer desafio do spray. bit.ly/3LEF0go

 6ª Pastores são condenados a 21 anos de prisão pela morte de Lucas Terra. bit.ly/41ICDPl

7ª  Investigado em ‘Golpe do Pix da Record’, Marcelo Castro vai à delegacia: ‘Estou à disposição’. bit.ly/3p8qjZY

8ª  Adolescente que desapareceu após sair da escola é encontrada. bit.ly/3AOt5X5

9ª Em estilo colonial, construção de templo chama a atenção em Salvador; saiba detalhes. bit.ly/42kj7IK

10ª  Adolescente desaparece após sair da escola em Lauro de Freitas. bit.ly/419Q8pV

image
image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prefeitura de Juazeiro retira estátua de Daniel Alves após recomendação do MP-BA

A Prefeitura de Juazeiro retirou a estátua de Daniel Alves, que estava localizada na Orla II da cidade. De acordo com o site Rede GN, parceiro do Bahia Notícias, o recolhimento do monumento aconteceu na manhã desta segunda-feira (29). O executivo municipal cumpriu recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA).   "A gestão Suzana Ramos

Com voto de Toffoli para suspensão e realização de diligências, STF retoma julgamento de recurso de desembargadora alvo da Faroeste

Em plenário virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou na última sexta-feira (26) o julgamento de recurso (agravo regimental) interposto pela desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Lígia Maria Ramos Cunha Lima, contra decisão que negou seguimento ao habeas corpus para seu retorno ao cargo na Corte. A magistrada é um dos alvos

Mulher morre após sofrer descarga elétrica enquanto lavava roupas em tanque no interior da Bahia

Uma tragédia chocou os moradores da zona rural de Santaluz, na Bahia, neste domingo (28). Queila Tauane Santos Reis, de apenas 24 anos, perdeu a vida após sofrer uma descarga elétrica enquanto realizava a atividade rotineira de lavar roupas em um tanque.   De acordo com o Calila Notícias, parceiro do Bahia Notícias, o incidente ocorreu