TAGS

Confira dez ações e projetos em Salvador que podem tornar o mundo mais sustentável

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

mundo sustentavel

Nesta segunda-feira (5) o mundo inteiro celebra o Dia do Meio Ambiente, então, o que você fez hoje para tornar o planeta mais sustentável? Especialistas afirmam que é necessária uma mudança de comportamento da humanidade para mitigar os efeitos da degradação do planeta, e o CORREIO foi atrás de ações e projetos que a população pode praticar e participar em Salvador para contribuir com essa luta.

As medidas vão desde a separação do lixo reciclável e a destinação correta de aparelhos celulares, computadores e outros eletroeletrônicos, até a participação em projetos de voluntariado criados pelo poder público e pela iniciativa privada. A titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Moraes, contou que a pasta terá uma programação especial essa semana e fez algumas provocações.

“É uma data para que a gente possa refletir sobre o que estamos fazendo com o meio em que a gente vive, o que estamos fazendo com o nosso ecossistema e de que forma a gente pode fazer a nossa parte. Não adianta apenas o poder público agir se não houver o empenho também do cidadão. É um momento de reflexão e de conscientização sobre a mudança de atitudes”, contou.

Ela destacou o projeto Casas Soma, onde a população pode trocar resíduos recicláveis por produtos e serviços, como produtos de limpeza e descontos no iFood. Atualmente, Salvador tem dez unidades, mas uma licitação está em andamento para que mais dez postos sejam instalados até o final do ano. O engenheiro ambiental e presidente da Comissão de Emergência Climática e Inovação para Sustentabilidade da Câmara Municipal (CMS), vereador André Fraga (PV), disse que é necessária uma mudança de cultura.

“É preciso refletir sobre a maneira como estamos nos relacionado com o planeta, cobrar dos nossos governantes essa responsabilidade e celebrar as conquistas. Estamos em um momento de apreensão e vigilância, pelos ataques que estamos sofrendo. O ser humano é o principal ator hoje do meio ambiente, porque é o que mais interfere no equilíbrio do planeta. Nós fazemos parte dele também, e precisamos lembrar disso”, afirmou

Um dos projetos coordenado pela pasta foi batizado de ODS nas Ruas, em referência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Entre 2022 e maio de 2023, voluntários distribuíram cerca de 2 mil mudas, realizaram 30 mutirões em hortas e fizeram ações de conscientização para a preservação do meio ambiente. O engenheiro ambiental, sanitarista e analista comercial da empresa BdP Waste, Mateus Andrade, destacou a importância da mudança de hábitos, como o descarte correto do lixo eletrônico.

“A gente precisa entender que existem componentes dos resíduos eletroeletrônicos que podem causar danos ao ser humano. Utilizamos a tecnologia todos os dias e de forma inconsequente. A forma correta de descartar é fazer a segregação dos aparelhos e fazer a destinação correta para que essa matéria-prima seja reaproveitada. A BdP é uma empresa homologada pelo governo federal e faz essa destinação”, afirmou.

A organização tem uma unidade no Shopping Barra que recolhe aparelhos eletroeletrônicos, empresas de varejo e instituições ligadas a essa área também recebem esses produtos para descarte. Nesta segunda-feira, a BdP fará uma palestra no Colégio Anglo-Brasileiro, em Patamares, sobre a destinação correta desses resíduos.

Confira projetos e práticas sustentáveis que você pode realizar em Salvador:

  • Casa Soma – O lixo comum que você entrega ao caminhão de coleta pode ser trocado por produtos e serviços. Primeiro, separe o que for reciclável. Depois, procure um dos pontos de arrecadação do projeto Casas Soma, existem dez em Salvador. Cada embalagem vale pontos que podem ser trocados por produtos de higiene, bebidas, entre outros; e serviços, como descontos no iFood e em corridas de carros por aplicativo. Confira a lista completa das unidades Casas Soma abaixo.
  • Lixo eletrônico – Eletrodomésticos e eletroeletrônicos não podem ser descartados no meio ambiente, porque possuem componentes que podem causar danos à saúde humana. Empresas de varejo e de eletroeletrônicos encaminham o material para empresas responsáveis por reaproveitar esses materiais, como a BdP Waste que tem um galpão de cinco mil metros quadrados em Valéria, em Salvador. A empresa montou um totem no Shopping Barra para recolher esses aparelhos e está em parecia com escolas para um processo de conscientização.
  • ODS nas Ruas – Uma vez por mês um grupo de voluntários realiza uma ação de distribuição de mudas de diversas espécies em bairros de Salvador. Cerca de 2 mil mudas já foram entregues e 30 mutirões na horta foram realizados. Você pode participar da ação indo até os bairros, entregando as plantas e conscientizando a população, ou pode também escolher uma espécie e levar para casa. A inscrição acontece no link bit.ly/maisembaixadores ou através do instagram @euandrefraga
  • Horta em casa – Programa da prefeitura que entrega kits completos com jardineira, pá, terra, borrifador e hortaliças para os 100 primeiros inscritos. A entrega dos materiais é feita na casa dos felizardos. Para participar, o cidadão deve preencher o formulário disponibilizado no site da Secretaria e anexar RG e comprovante de endereço. Além disso, a programação pode ser acompanhada pelo Instagram.
  • Dendê – O azeite de dendê usado nos tabuleiros das baianas e baianos de acarajé pode ser transformado em sabão artesanal. Uma Cartilha da Baiana de Acarajé Sustentável ensina o passo a passo de como fazer o produto. O documento foi fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Salvador (CMS), a Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba). Confira a versão on-line.
  • Praia massa é praia limpa – O projeto da Secis reúne voluntários para fazer multidões de limpeza e de conscientização nas praias de Salvador. As equipes fazem os serviços tanto na areia, como dentro do mar. Os equipamentos necessários para a operação são fornecidos pela pasta e o material reciclável que é coletado é encaminhado para a Casas Soma. A programação e o cronograma das atividades são divulgados nas redes sociais da Secretaria.
  • IPTU Verde – Empreendimentos residenciais, comerciais, mistos ou institucionais que usam a sustentabilidade no processo de construção podem ter até 10% de desconto no IPTU. As realizações da empresa são avaliadas no Programa de Certificação Sustentável, e quanto maior a pontuação, maior o desconto. Ao dar entrada no pedido de Alvará na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (SEDUR), anexe o formulário elencando cada uma das iniciativas a serem adotadas. A prefeitura vai fiscalizar a execução dos requisitos e emitir o certificado e o desconto.
  • IPTU Amarelo – Proprietários de casas e condomínios de casas que implantarem o sistema de geração de energia solar fotovoltaica têm direito a até 10% de desconto no IPTU. A iniciativa faz parte do programa Salvador Solar e, assim como o IPTU Verde, possui categorias que definem o percentual de descontos de acordo com a quantidade de energia solar gerada e consumida. Portanto, quanto mais energia solar você produz, mais descontos no IPTU você tem. A inscrição é feita no site da Secis.
  • Verde Perto – Quem tem um carinho especial alguma das 350 praças e espaços públicos verdes de Salvador e quer autorização para cuidar do local, pode encaminhar uma proposta de adoção para a prefeitura. É preciso informar a documentação (CPF ou CNPJ, certidões negativas e proposta-resumo) e o tipo de intervenção que pretende realizar na área adotada. O contato é feito através da Secis.
  • Voluntariado – Estudantes de engenharia ambiental, medicina veterinária e biologia podem participar do estágio voluntariado da prefeitura, e participar dos projetos de preservação e promoção do Meio Ambiente. A carga horária é de 4h diária, e os futuros profissionais atuam em diversas áreas.

Veja o endereço das Casas Soma em Salvador:

  • Campo da Pronaica, Cajazeiras X

Horário: 8h-12h, 13h-17h de segunda à sexta / 9h-13h aos sábados;

  • BIG Bompreço Iguatemi – Av. Antônio Carlos Magalhães, 3650

Horário: 8h-12h, 13h-17h de segunda à sexta / 9h-13h aos sábados

  • Praça do Imbuí – Av. Jorge Amado

Horário: 8h-12h, 13h-17h de segunda à sexta / 9h-13h aos sábados

  • Assaí Mussurunga – R. Prof. Plínio Garcez de Sena, 1240

Horário: 8h-12h, 13h-17h de segunda à sexta / 9h-13h aos sábados

  • Av. Ibirapitanga, Patamares – Em frente a Escola Pan Americana da Bahia

Horário: 8h-12h, 13h-17h de segunda à sexta / 9h-13h aos sábados

  • Praça da Revolução

Horário: 8h-12h, 13h-17h de segunda à sexta / 9h-13h aos sábados

  • R. do Pilar – Comercio, Salvador

Horário: 8h-12h, 13h-17h de segunda à sexta / 9h-13h aos sábados

  • Praça Ana Lucia Magalhães

Horário: 8h-17h de segunda à sexta / 9h-13h aos sábados

  • Largo do Papagaio

Horário: 8h-12h, 13h-17h de segunda à sexta / 9h-13h aos sábados

  • Vila Caramuru – Praça Caramuru, 2

Horário: 8h-12h, 13h-17h de segunda à sexta / 9h-13h aos sábados

  • Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba, s/n

Horário: 8h-17h de segunda à sexta / 9h-13h aos sábados

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

PM recupera motocicleta roubada e apreende arma no interior baiano

Uma ação da Polícia Militar (PM-BA) recuperou uma motocicleta roubada em Mundo Novo, no Piemonte do Paraguaçu. O fato ocorreu na noite desta sexta-feira (3) durante diligências de agentes da Cipe Semiárido.   Segundo a PM-BA, a guarnição patrulhava pelas ruas quando recebeu a informação de que um homem armado transitava em uma motocicleta com

Motorista por aplicativo é morto na Avenida Paralela; polícia prende acusados e recupera carro

Um motorista por aplicativo foi morto vítima de latrocínio [roubo seguido de morte]. O crime ocorreu na madrugada deste sábado (4). A vítima, identificada como Marcos Luís Silva Alves, de 29 anos, teria aceitado uma corrida no bairro do Imbuí para levar dois homens à região do Shopping Paralela. No curso da viagem, os acusados

Jovens baianos desaparecidos em enchentes no RS fazem contato com família; casal está bem

O casal de baianos que estava desaparecido desde o último dia 30 em Estrela, no interior do Rio Grande do Sul, já foi localizado pelos familiares. Juliene Ferreiras Lopes, 19 anos, e Lucas Ferreira Borges, de 22, fizeram contato com parentes no final da manhã deste sábado, informou o G1.   Juliene e Lucas são