TAGS

Ilê Aiyê celebra sua história no Carnaval de 2024, quando comemora 50 anos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

osmar_martins

ile Aiye tema Andre Frutuoso
Ilê Aiyê já definiu o tema do Carnaval dos seus 50 anos (Foto: André Frutuôso – Divulgação)

O Bloco Ilê Aiyê,  que vai comemorar 50 anos de criação,  lançou o tema para o Carnaval de 2024: Vovô e Popó, com o Axé de Mãe Hilda Jitolu, a Invenção do Bloco Afro – Ah, se não Fosse o Ilê Ayiê. Conhecido como o Mais Belo dos Belos o Ilê que nasceu  em 1 de novembro de 1974, no  Curuzu, até hoje significa resistência e orgulho do povo preto que se viu discriminado nos anos 1970, quando não tinha acesso aos blocos tradicionais. O primeiro desfile, porém, só aconteceu em 1975. Por falar no Ilê, a Escola de Samba União do Parque Acari, vice-campeã da Série Prata do Carnaval carioca, escolheu como tema para sua estreia na Série Ouro em 2024 na Marquês de Sapucaí,  o enredo Ilê Aiyê 50 Anos de Luta e Resistência. 

Sylvia Patricia 2023
Sylvia Patrícia em terras lusitanas (Foto: Divulgação)

Sylvia Patrícia leva seu show Acústico para Portugal

Como parte das comemorações em 2023 dos 40 anos do seu primeiro registro fonográfico, o single Saia da Minha Vida (Stônica), lançado apenas na Bahia, em 1983, a cantora e compositora Sylvia Patricia realiza um show  acústico em Portugal. O repertório traça uma viagem cronológica de sua obra, mesclando as canções mais conhecidas às músicas do novo EP, Existe Amor em SP, lançado esse ano, projeto autoral e inédito, gestado e realizado durante o período da pandemia da covid-19. Ela estreia amanhã no Faro, na Casa das Virtudes; dia 9 é a vez de Lisboa, no Samambaia; dia 15 a cantora repete a dose na capital portuguesa, no Avenew, e encerra em Braga, dia 17, no Alma do Rio. Sylvia será acompanhada por Márcio Diniz, Luciano Vasconcelo e Marcus Nabuco. 

Lincoln no Forro
Lincoln mostra seu lado forrozeiro Foto:Éder Mota)

Lincoln estreia seu Arraiá

Considerado uma das revelações do cenário musical baiano, o cantor Lincoln vai abrir as comemorações do São João do Shopping da Bahia, com o Arraiá do Lincoln. O evento acontece dia 5, a partir das 18h,  na praça Dorival Caymmi, no 2º piso. Ele vai reunir um repertório de clássicos do forró, além de músicas inéditas criadas para a atmosfera 
junina, misturando o pagodão baiano com a sanfona. “Depois de um Carnaval espetacular, o Shopping da Bahia entra no ritmo do forró e criou uma programação especial, com música e forró todos os dias para os clientes. Nossa ideia é criar um clima de festa junina com atrações para todos os públicos”, adianta Thays Leitão, gerente de marketing do shopping . 

Cangaia  de Jegue intimista

Barzinho da Cangaia é o nome do novo projeto intimista que a Banda Cangaia de Jegue estreia dia 7 de junho, a partir das 19h, no Bar Botecaria, na Pituba. O show de abertura ficará por conta de Jairinho. O evento tem como conceito levar para o público uma noite diferente, divertida e totalmente pra dançar bem agarradinho. 

TUM-TUM-TUM*

1  A banda CBX Samba Club, liderada pelo cantor Rennanzinho, uma das grandes revelações da música baiana, grava amanhã o projeto audiovisual  Tarde no Humaitá, a partir das 15h, na Ponta do Humaitá. Os cantores Léo Santana e Thiago Soares vão animar o público presente, além da banda percussiva Timbalada, liderada por Denny Denan e Buja Ferreira. 

2 Dois shoppings da capital investem em atrações juninas. No Salvador Shopping, o arrasta-pé já começa hoje com Forró do Tico. Até o dia 24, cantores como Jeanne Lima, Kart Love, Del Feliz e Nando Borges se apresentam. Já no Salvador Norte, a partir do dia 9, tem Seu Maxixe, Dan Valente e Noberto Curvello, entre outros. Os shows são gratuitos. Informações: www.salvadorshopping.com.br e www.salvadornorteshopping.com.br. 

3  Já o  Arraiá do Bela acontece na Praça Central do Shopping Bela Vista, sempre às 18h, recebe hoje Seu Maxixe. Amanhã, às 16h30, tem o forró da Escola Fênix e a banda Cueca Branca, às 18h. No sábado, acontece  aulão de FitDance especial de forró, às 10h, e à noite, o show de Xote in Bahia, às 18h. No domingo, o show será em dose dupla, com Salvador do Forró, às 16h30, e Zeca di Zefa às 18h.  


image
image
image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Mulher morre após sofrer descarga elétrica enquanto lavava roupas em tanque no interior da Bahia

Uma tragédia chocou os moradores da zona rural de Santaluz, na Bahia, neste domingo (28). Queila Tauane Santos Reis, de apenas 24 anos, perdeu a vida após sofrer uma descarga elétrica enquanto realizava a atividade rotineira de lavar roupas em um tanque.   De acordo com o Calila Notícias, parceiro do Bahia Notícias, o incidente ocorreu

Governo do Estado entrega obras nas áreas de infraestrutura, mobilidade e esportes no interior da Bahia

A cidade de Bonito, na região da Chapada Diamantina, recebeu, neste domingo (28), a visita do governador Jerônimo Rodrigues. No município localizado na Chapada Diamantina, ele entregou obras nas áreas de esporte, infraestrutura, mobilidade e emprego e renda. Foram dadas, ainda, autorizações para convênios com a prefeitura e outras intervenções.   "Eu estou, realmente, muito

Lupi lança em Salvador movimento municipalista do PDT da Bahia; ex-prefeito de Araci assume coordenação

O ministro da Previdência e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, lançou, durante agenda em Salvador, na última sexta-feira (26), o Movimento Municipalista do partido na Bahia. A iniciativa será coordenada pelo ex-prefeito de Araci, Silva Neto, primeiro suplente da sigla na Assembleia Legislativa.    O intuito do movimento é defender as pautas de interesse