Governo recua em PEC e militares não serão impedidos de assumir ministérios

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O ministro da Defesa, José Múcio, disse que o projeto que torna compulsória a transferência de militares para a reserva antes de disputar eleições é um tema pacificado no comando das três Forças. A declaração aconteceu ontem (29/8), na sede do ministério, após um encontro de Múcio com Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais; Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado; além dos senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Otto Alencar (PSD-BA).

A proposta de PEC deve ser protocolada por Wagner na semana seguinte ao 7 de Setembro e conter as regras para que militares sejam transferidos para a reserva no momento do registro de uma candidatura. Quem tiver o tempo de serviço necessário passará para a reserva remunerada, ressaltou Wagner.

Questionado se a proposta não impedia os militares de participar da política, Wagner contestou: “Se alguém faz uma opção de ir à vida política eleitoral, ele automaticamente vai para a reserva. É uma escolha, não está impedido (de se candidatar e atuar na política)”, apontou o líder.

A medida faz parte da reiterada cobrança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em despolitizar as Forças Armadas, em especial, após os ataques de 8 de janeiro. Na avaliação do governo, as forças foram contaminadas pelo bolsonarismo na gestão anterior, com mais de 6 mil militares ocupando cargos na Esplanada.

  • Leia também: Câmara dos Deputados aprova texto da desoneração da folha de pagamento

 

Mas a proposta negociada na Defesa recuou em relação à minuta que vinha sendo discutida e previa a transferência para a reserva também dos militares que assumissem cargos civis, como ministro, como aconteceu ao, à época, general da ativa e hoje deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ), que comandou a pasta da Saúde na gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o líder, a decisão foi deixar a PEC o mais restrita possível para facilitar a construção do consenso no parlamento. “A PEC apresentada pelos senadores se restringe às candidaturas eleitorais”, disse Wagner, que apontou que o diálogo com o ministro da Defesa colaborou para a alteração.

 “O diálogo sempre faz isso, a gente evolui na posição. Realmente, originalmente tinha a inclusão de ministros. Na evolução do diálogo, se percebeu que seria uma medida discriminatória, que não é um interesse nosso”, disse Wagner após a reunião.

“Um cargo político de convite, ninguém é ministro porque quer, é ministro porque é convidado, mas me parece ser de bom tom que se o presidente da República convidar um militar para um ministério, que ele se dirija ao ministro da Defesa para ouvir a avaliação dele sobre esse deslocamento”, completou o líder.

Apesar da proposta criar uma restrição aos militares, a iniciativa contou com o apoio dos comandantes das três forças em função do entendimento que a medida é necessária para manter a disciplina da caserna. Já a restrição da atuação em postos civis não convenceu os fardados. O senador Otto Alencar foi cauteloso ao comentar a politização das forças, que atribuiu a casos isolados.

“Foram casos isolados, eu não vou citar aqui, mas poderia citar nome por nome dos casos que aconteceram. Todo colegiado pode ter um ou outro caso, que venha a descumprir a legislação. Mas o grande contingente das Forças Armadas sempre se comportou corretamente. Como é um colegiado muito grande, pode ter um ou outro caso que, de maneira nenhuma, vai deslustrar a imagem das nossas Forças Armadas”, disse Alencar.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, falou rapidamente e se limitou em indicar que a PEC se restringia aos casos de candidaturas eleitorais e reforçou que o governo deve defender no parlamento a proposta que foi alinhada com a Defesa.

A proposta mais branda para a caserna é uma vitória dos esforços conciliadores do ministro José Múcio. Ele vem, desde a posse de Lula, sido contemporizador com os militares, na busca de uma saída negociada para a crise de confiança que se instaurou entre a caserna e o Planalto.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal, inclusive contra decisões do parlamento. “Temos parlamentares que têm coragem de enfrentar esse tema”, assegurou. As falas de Lira são de discurso feito, na manhã deste sábado (27), na

CGU aponta benefício ilegal a ministro de Lula e desvio em obra da Codevasf

(FOLHAPRESS) - A CGU (Controladoria-Geral da União) diz em relatório que a pavimentação de 80% de uma estrada bancada com dinheiro de emenda parlamentar do então deputado Juscelino Filho (União Brasil-MA) beneficiaria somente propriedades do atual ministro das Comunicações do governo Lula (PT)e de seus familiares. A manifestação da CGU, a qual a Folha teve

Tarcísio acompanha Bolsonaro em ato e é criticado por ausência na Agrishow

ANA GABRIELA OLIVEIRA LIMASÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou neste domingo (28) de ato com Jair Bolsonaro (PL) e líderes rurais em Ribeirão Preto, interior do estado. O evento que homenageia o ex-presidente acontece no mesmo dia de abertura simbólica da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia