Lula viaja ao Paraguai nesta terça para posse de novo presidente

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltará a cuidar da agenda internacional nesta terça-feira (15/8), quando estará em Assunção para a posse do presidente paraguaio Santiago Peña. O país vizinho será o 16º a ser visitado pelo petista em oito meses de mandato, o 4º na América do Sul.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a agenda no Paraguai faz parte do esforço de retomada da política externa do país, com destaque para a valorização das parcerias com os países vizinhos. Em julho, o Brasil assumiu a presidência do Mercado Comum do Sul (Mercosul) sob discurso de Lula pelo fortalecimento da aliança entre os países do continente e reiterando desejos como a assinatura de acordos comerciais com a União Europeia.
O Brasil é destino de 36,9% das exportações paraguaias, o que o torna o principal parceiro comercial do país. No Paraguai está também a terceira maior comunidade brasileira no exterior, atrás apenas de Estados Unidos e Portugal. A relação entre os dois países também é marcada pelo compartilhamento do potencial energético da Itaipu Binacional, responsável por suprir 8,72% da demanda brasileira e  86,4% da paraguaia.
  • Leia mais: Disputada nas eleições de 2022, Minas ainda não viu Lula em 2023
Economista de 44 anos, Santiago Peña foi eleito presidente em 30 de abril pelo partido Colorado com 42,74% dos votos diante de  Efraín Alegre, que teve 27% do eleitorado. Em mandato de cinco anos que se inicia nesta semana, o novo presidente substituirá Mario Abdo Benítez, seu correligionário.
Entre a eleição e a posse, Peña esteve duas vezes no Brasil: em 16 de maio e 26 de julho. Em ambas as oportunidades, o paraguaio teve encontros com Lula.
Desde que ocupou, pela terceira vez, a cadeira de presidente, Lula já passou por Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes, Portugal, Espanha, Reino Unido, Japão, Itália, Vaticano, França, Colômbia, Bélgica e Cabo Verde. Ainda neste mês, a agenda do petista deve ser ocupada por um périplo africano com passagens pela África do Sul, São Tomé e Príncipe e Angola.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal, inclusive contra decisões do parlamento. “Temos parlamentares que têm coragem de enfrentar esse tema”, assegurou. As falas de Lira são de discurso feito, na manhã deste sábado (27), na

CGU aponta benefício ilegal a ministro de Lula e desvio em obra da Codevasf

(FOLHAPRESS) - A CGU (Controladoria-Geral da União) diz em relatório que a pavimentação de 80% de uma estrada bancada com dinheiro de emenda parlamentar do então deputado Juscelino Filho (União Brasil-MA) beneficiaria somente propriedades do atual ministro das Comunicações do governo Lula (PT)e de seus familiares. A manifestação da CGU, a qual a Folha teve

Tarcísio acompanha Bolsonaro em ato e é criticado por ausência na Agrishow

ANA GABRIELA OLIVEIRA LIMASÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou neste domingo (28) de ato com Jair Bolsonaro (PL) e líderes rurais em Ribeirão Preto, interior do estado. O evento que homenageia o ex-presidente acontece no mesmo dia de abertura simbólica da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia