Milei lidera primárias da Argentina, mostra força e deixa governo em choque

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto


javier milei

A Argentina está definindo, neste domingo, 13, os candidatos à presidência para as eleições de 22 de outubro. Com 77% das urnas apuradas, o economista Javier Milei aparece na liderança. Postulante da ultradireita, o outsider conta com 32,11% dos votos e é o candidato único do A Liberdade Avança. A sigla Juntos pela Mudança, de direita, aparece na segunda colocação, com 27,9% dos votos. Apoiada pelo ex-presidente Maurício Macri, Patricia Bullrich superou a disputa interna com Horacio Rodríguez Larreta. Já a terceira força é o União pela Pátria, do presidente Alberto Fernández e de centro-esquerda, com 26,6%. Como já era esperado, o atual ministro da Economia, Sergio Massa, ficou à frente de Juan Grabois. Para avançar à próxima fase, os candidatos precisavam ter ao menos 1,5% dos votos válidos.

O processo de votação na Argentina é conhecido como Paso (Primárias, Abertas, Simultâneas e Obrigatórias) e funciona como um funil para definir os participantes do pleito geral. Durante o dia, o sistema de votação apresentou falhas e sofreu com alguns problemas. Segundo a juíza María Servini, filas nas zonas eleitoras foram vistas em todo o país. Por causa disso, os resultados começaram a ser divulgados apenas às 22 horas. Outra situação inesperada ocorreu na Casa Rosada, sede do governo argentino, que foi alvo de uma ameaça de bomba. A Polícia Federal precisou isolar a área para fazer uma investigação minuciosa com ajuda de outros órgãos.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Hamas ataca posto israelense na fronteira, e chances de cessar-fogo diminuem

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Exército de Israel anunciou neste domingo (5) o fechamento da passagem de Kerem Shalom, que dá acesso à Faixa de Gaza e por onde passa ajuda humanitária, depois de o local sofrer um ataque com foguetes lançados pelo Hamas. O episódio ocorre em meio às negociações por um cessar-fogo

Netanyahu anuncia o fechamento da rede Al Jazeera em Israel

A transmissão televisiva da Al-Jazeera em Israel foi interrompida neste domingo (5), após a decisão do governo de “fechar” o canal do Catar no país e apreender o seu equipamento.”O governo por mim liderado decidiu por unanimidade: o canal de incitação al-Jazeera será fechado em Israel”, escreveu o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, no “X” (antigo Twitter).

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar ‘Candy Crush’

Um padre no condado de Chester, no estado norte-americano de Pensilvânia, usou o cartão de crédito da igreja onde estava para "progredir" em vários jogos, como o 'Candy Crush', 'Pokémon Go' ou 'Mario Kart Tour'. De acordo com as publicações internacionais, a detenção e acusação por roubo foram feitas no dia 25 de abril, dois