Ricardo Salles ofende assentado do MST: ‘Vai trabalhar, vagabundo’

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto
O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), ex-ministro do Meio Ambiente do governo de Jair Bolsonaro (PL), esteve em um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para diligências da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o grupo. Relator do colegiado, o parlamentar ofendeu um dos assentados: “Vai trabalhar, vagabundo”, disse.
Na sexta-feira (11/8), Salles e o presidente da CPI do MST, Coronel Zucco (Republicanos-RS), passaram pelo assentamento São José em Atalaia, em Alagoas, a pedido do deputado Fábio Costa (PP-AL). O movimento foi aprovado pela comissão.

A visita de Salles e Zucco ao acampamento em Alagoas foi criticada pelo MST, que em nota classificou os parlamentares como “desqualificados” para a condução de uma Comissão e afirmou que houve um descumprimento da rota aprovada pela Câmara. O MST também acusa os deputados de intimidar as famílias assentadas.
O movimento ainda afirma que os parlamentares impediram o acompanhamento da visita por jornalistas e parte da comunidade. “A narrativa dos deputados bolsonaristas busca em vários momentos responsabilizar os limites estruturais à organização dos camponeses, numa tentativa de se distanciar de suas responsabilidades como parlamentares”, finaliza a nota.
 
A visita ocorre em um momento em que a oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parece perder o controle da CPI. Segundo Salles, a comissão pode acabar sem aprovar um relatório final. 

Na última semana a comissão iria escutar o ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), mas o homem forte do governo Lula teve a convocação anulada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Após o episódio, o bloco do “Centrão” fez movimentos para alterar a composição do colegiado e dar maioria à base governista.

Apesar do imbróglio, a CPI continua fazendo suas diligências e visitando assentamentos do MST, ao passo em que se aproxima o prazo final do colegiado, em setembro.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal, inclusive contra decisões do parlamento. “Temos parlamentares que têm coragem de enfrentar esse tema”, assegurou. As falas de Lira são de discurso feito, na manhã deste sábado (27), na

CGU aponta benefício ilegal a ministro de Lula e desvio em obra da Codevasf

(FOLHAPRESS) - A CGU (Controladoria-Geral da União) diz em relatório que a pavimentação de 80% de uma estrada bancada com dinheiro de emenda parlamentar do então deputado Juscelino Filho (União Brasil-MA) beneficiaria somente propriedades do atual ministro das Comunicações do governo Lula (PT)e de seus familiares. A manifestação da CGU, a qual a Folha teve

Tarcísio acompanha Bolsonaro em ato e é criticado por ausência na Agrishow

ANA GABRIELA OLIVEIRA LIMASÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou neste domingo (28) de ato com Jair Bolsonaro (PL) e líderes rurais em Ribeirão Preto, interior do estado. O evento que homenageia o ex-presidente acontece no mesmo dia de abertura simbólica da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia