Sócios do 123 Milhas faltam em CPI e devem ser conduzidos coercitivamente

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Os sócios da 123 Milhas, os irmãos Ramiro e Augusto Júlio Soares Madureira, faltaram pela segunda vez a sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Pirâmides Financeiras nesta quarta-feira (30/8). O presidente da CPI deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) afirmou que vai requerer a condução coercitiva dos empresários.
“Caso os depoentes se eximam de comparecer novamente, não restará alternativa a esta CPI que não seja requerer a condução coercitiva, pois como foi frisado no voto da eminente ministra [Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF)] eles têm um dever de comparecer”, afirmou Ribeiro. Ele citou uma decisão da ministra Cármen Lúcia, tomada nessa segunda-feira (28/8), que determinava que eles comparecessem a comissão, mas com o direito de permanecer em silêncio.
Os irmãos alegaram que no momento em que ocorreu a sessão eles tinham uma agenda com o ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil-PA). A reunião não consta na agenda pública de Sabino.
Na última terça-feira (29/8), eles também faltaram a comissão argumentando que não haviam sido formalmente convocados. No mesmo dia, a empresa pediu recuperação judicial e declarou ter dívidas da ordem de R$ 2,3 bilhões. Se o processo de falência for aceito, os clientes podem ser os últimos a serem ressarcidos
Em 18 de agosto, a empresa suspendeu as emissões de passagens e pacotes da linha Promo123Milhas, que tinha datas flexíveis para viagens, com previsão para ocorrer entre setembro e dezembro deste ano. 
  • 123 Milhas: funcionários relatam demissões em massa na empresa
No requerimento, a CPI alega estar preocupada “de que o caso da 123 Milhas esteja configurado como esquema de pirâmide financeira” e que “a venda dos pacotes de viagem era feita sem que houvesse qualquer compromisso de arcar com a responsabilidade junto a seus clientes”.
Nos últimos dias a empresa também demitiu funcionários em meio a crise.
 
*Com informações da Agência Câmara e Folhapress 

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no