TAGS

Adolfo Menezes propõe criação de fórum permanente de Segurança Pública na AL-BA

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Adolfo Menezes, propôs, nesta quarta-feira (6), a implantação de um fórum permanente para discutir a segurança pública na Bahia. O pedido do parlamentar chega após as disputas de tráfico de drogas nos bairros de Alto das Pombas, Calabar e Engenho Velho de Brotas. 

 

Segundo Adolfo, o fórum seria uma contribuição da AL-BA para auxiliar no combate a violência na Bahia. 

 

“Não é um problema da Bahia, mas nacional, que precisa ser enfrentado por todos. Imagine que até os cartéis mexicanos querem vir pro Brasil. O problema existe, a situação é preocupante, mas não há solução mágica. A Assembleia Legislativa da Bahia quer dar a sua contribuição ao hospedar um fórum permanente para discussão da Segurança Pública talvez uma reedição do Pacto pela Vida reunindo o Governo do Estado, através não só das polícias Militar e Civil, mas com as secretarias do Trabalho, Educação, Saúde e Infraestrutura; o Governo Federal; as universidades, das igrejas, a representação da sociedade civil, as associações comunitárias.  A solução é a longo prazo, mas também não podemos ficar reféns do crime e da bandidagem”, indica Menezes. 

 

Adolfo defendeu também que a ação policial seja, além de repressiva, mais preventiva e investigativa. 

 

“Nos anos 1990 lembremos que a primeira apreensão de crack, no Brasil, foi em junho de 1990 o tráfico de drogas se mudou do Rio de Janeiro para a Bahia, um estado com dimensões territoriais de um país. Precisamos de grandes investimentos na área social, na geração de empregos, porque só aumentar o efetivo de policiais nas ruas não irá adiantar nada só iremos enxugar gelo. E temos que trocar urgentemente o modelo só repressivo pela inteligência e pela investigação”, apontou o presidente da ALBA. 

 

O deputado disse também que Salvador, assim como outras cidades baianas, como Feira de Santana, Jequié, Camaçari, Santo Antônio de Jesus e Simões Filho, transformaram-se em grandes centros do narcotráfico. 

 

“Não é só nessas cidades, mas as drogas tomaram conta também dos rincões mais distantes, nos distritos rurais mais afastados dos centros urbanos. Em 2021, foram apreendidos 870 quilos de cocaína. Em 2022, saltou para 2.160 quilos. E estamos falando só do que foi apreendido. É uma verdadeira calamidade pública”, explica o parlamentar. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Grupo de pesquisa de processo penal da Ufba abre inscrições para curso de introdução do garantismo penal

O Grupo de Pesquisa Processo Penal e Democracia, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), está com inscrições abertas para  o curso Introdução do Garantismo Penal. As aulas serão ministradas pelo professor Elmir Duclerc, nos dias 6, 8, 13 e 15 de maio, no edifício sede da Faculdade de Direito da Ufba, a partir das 18h30.

Idoso é encontrado morto no Extremo Oeste baiano; vítima teria sido morta a pedradas

Um idoso, ainda não identificado, foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (30) em Luís Eduardo Magalhães, no Extremo Oeste baiano. A suspeita é que a vítima tenha sido morta a golpes de pedra.   Segundo o Blog do Braga, parceiro do Bahia Notícias, moradores se depararam com a vítima caída em um terreno de

No Rio de Janeiro, Setur-BA prospecta investimentos e promove destinos náuticos baianos

O 25º Rio Boat Show, o maior salão náutico ao ar livre da América Latina, acontece na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, com a participação da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), que promove a infraestrutura náutica e os destinos do estado ideais para atividades do segmento. O evento foi aberto, no domingo