Dino diz que Tribunal Penal Internacional é desequilibrado

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), afirmou nesta quarta-feira (13/9) que o TPI (Tribunal Penal Internacional) hoje funciona de modo “desequilibrado” e endossou críticas do presidente Lula (PT) ao fato de o Brasil ser signatário do tratado da corte enquanto países como Estados Unidos e China não o são.

“O TPI é de algumas nações e não de todas, e é esse o alerta que o presidente fez, no sentido da necessidade de haver igualdade entre os países. Ou seja: ou todos aderem ou não faz sentido um tribunal que seja para julgar apenas uns e não outros”, disse o ministro.

Dino sugeriu que, no que chama de uma projeção mundial de Lula, esse poderia ser o momento de rever o Estatuto de Roma, tratado fundador do Tribunal de Haia. “Ou todos os países aderirem. Ou, de fato, haver o reconhecimento de que é um tribunal que funciona de modo desequilibrado”, completou ao participar de evento no Senado.

O ministro disse que rever a participação do Brasil no TPI ainda é “um debate muito novo”. Ele, no entanto, também afirmou que a diplomacia brasileira poderá avaliar a questão em “algum momento” –sem responder se ele, pessoalmente, era contra ou a favor disso.

“O presidente Lula alertou corretamente que há um desbalanceamento em que alguns países aderiram à jurisdição do TPI e outros não. Isso sugere que, em algum momento, a diplomacia brasileira pode rever a adesão a esse acordo, uma vez que não houve igualdade entre as nações na aplicação desse instrumento.”

Na última segunda (11/9), Lula disse que não sabia da existência do tribunal e que iria investigar as razões de o Brasil ser signatário do Estatuto de Roma. Países como EUA, China, Índia e Israel não aderiram.

A adesão do Brasil ao estatuto voltou a ser tema de debate depois de um comentário do petista a uma emissora indiana no último sábado (9/9). Na ocasião, ele afirmou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, poderia ir ao Rio de Janeiro em 2024, para a cúpula do G20, sem correr risco de ser preso.

  • Deputado a Flávio Dino: ‘Vem tomar minha arma se é homem’

A questão é que o russo é desde março alvo de um mandado de prisão do TPI por supostos crimes de guerra na Ucrânia. E o Brasil, como signatário do documento fundador do tribunal, em tese deveria se comprometer a cumprir suas ordens –neste caso, prender Putin, que sempre negou as acusações.

O mandado do Tribunal de Haia, que acusa o presidente russo de não agir para impedir a deportação ilegal de crianças ucranianas de territórios ocupados por seu Exército, já o impediu de comparecer a pelo menos um evento internacional de peso neste ano –a cúpula do Brics, realizada em Joanesburgo, na África do Sul.

Com sede em Haia, na Holanda, o Tribunal Penal Internacional foi criado em 1998 e é responsável por investigar e julgar pessoas acusadas de infrações como crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

O Brasil assinou o documento em 2000, durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e o incorporou à legislação em 2002, mesmo ano em que o TPI passou a funcionar de fato –portanto, antes de o petista assumir seu primeiro mandato na Presidência, em 2003.

 

 

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Conselho de transição do Haiti elege novo presidente em meio a explosão de violência

O novo conselho de transição do Haiti, que assumiu a chefia de Estado após a renúncia do controverso primeiro-ministro Ariel Henry, elegeu, nesta terça-feira (30), Edgard Leblanc Fils como presidente do órgão de governo, durante uma cerimônia realizada em Porto Príncipe. “Senhoras e senhores, temos hoje, terça-feira, 30 de abril, um presidente bem conhecido (…)

Paes tem 46,1% das intenções de voto, Ramagem, 13,6% no Rio, aponta Paraná Pesquisas

O atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), aparece em primeiro lugar em pesquisa eleitoral divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas nesta terça-feira, 30. Apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pré-candidato ao quarto mandato, Paes tem 46,1% das intenções de voto. Com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o

Trump é multado em US$ 9 mil por ofensa no tribunal e pode ser preso em caso de reincidência

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu uma multa de 9 mil dólares (46 mil reais), nesta terça-feira (30), por insultar o tribunal de Nova York onde está sendo processado por falsificação de documentos contábeis. Segundo o juiz Juan Merchan, que anunciou a sua decisão a Trump na abertura de uma nova audiência do