Governo e CBF assinam acordo para monitorar torcedores e levar mais segurança aos estádios

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) assinaram nesta quarta-feira (20), com o Ministério do Esporte, um acordo de cooperação técnica que vai permitir ao governo ter acesso a dados de torcedores que compram ingressos e frequentam os estádios de futebol do Brasil.

 

Batizado de “Projeto Estádio Seguro”, a iniciativa prevê a implementação de políticas de segurança e controle do público nesses locais e tem o objetivo de levar mais segurança aos estádios por meio do aumento do monitoramento e cruzamento de dados dos torcedores. O evento foi realizado no Palácio da Justiça, em Brasília, e contou com a presença dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e dos Esportes, André Fufuca, além do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

 

Entre as medidas previstas estão:

 

– Os ingressos serão individualizados, ou seja, ficarão vinculados a um CPF. Mesmo aqueles entregues gratuitamente pelos clubes;

 

– Uma foto do rosto de quem compra ou ganha o ingresso terá que ser registrada;

 

– As informações desses torcedores e dos ingressos serão enviadas ao Ministério da Justiça. Isso inclui desde a foto e o CPF de quem comprou até o portão e a catraca usados para a entrada. O telefone celular de cada torcedor também será informado à pasta;

 

– Os estádios deverão contar com catracas inteligentes, que vão verificar a validade do CPF registrado nos ingressos;

 

– Implementação de ações de combate ao racismo e à homofobia durante os jogos;

 

– Criação de uma base nacional de torcedores impedidos de acesso aos estádios.

 

A meta é que o “Estádio Seguro” entre em operação ainda este ano, em jogos das séries A e B do Campeonato Brasileiro. As medidas devem afetar desde a venda dos ingressos até a entrada nos estádios.

 

Um projeto-piloto já está em testes no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, desde o final do ano passado. A tecnologia de catracas inteligentes identifica torcedores com mandados em aberto ou com alguma restrição judicial. Um dispositivo é acionado no momento da leitura do ingresso e, caso o sistema identifique um torcedor com restrições, a catraca eletrônica é imediatamente bloqueada.

 

As federações estaduais e distrital e os clubes foram convidados a participar do projeto, mas a adesão não é obrigatória. Para o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o projeto será um importante aliado no combate a violências e atos de racismo.

 

“A CBF está comprometida com essa iniciativa, tenho certeza que as federações e os clubes brasileiros e todos os gestores dos estádios do Brasil também estão. Com racismo não tem jogo, com violência não tem jogo, com o crime não tem jogo. O torcedor irresponsável e criminoso pode ter uma certeza será identificado e punido”, disse Ednaldo Rodrigues.  

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Motorista de app do DF desconfia de corrida e ajuda PRF a evitar golpe

Um motorista de aplicativo ajudou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a desmantelar um esquema de golpe em compra de celulares na região do Distrito Federal e Goiás. O caso ocorreu neste sábado (27/4). O motorista de app aceitou uma corrida que tinha como objetivo entregar um iPhone 13 de Planaltina para Águas Lindas de Goiás.

VÍDEO: Renato Gaúcho deixa o campo com o banco de reservas antes do apito final contra o Bahia

Uma situação atípica aconteceu na partida entre Bahia e Grêmio pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Já perdendo para o Esquadrão na derrota de 1 a 0, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, o técnico Renato Gaúcho não gostou da expulsão do árbitro direcionada ao atacante Diego Costa, aos 46 minutos do segundo tempo, e

Manifestantes pró-Palestina são detidos em universidade dos EUA

“Como parte da evacuação do campus universitário, quase 100 pessoas foram detidas pela polícia. Os estudantes que apresentaram o documento de identificação da Universidade Northeastern foram liberados (…) Aqueles que se negaram a comprovar o vínculo foram detidos”, informou o centro universitário na rede social X. A universidade destacou que, durante a noite de sexta-feira