SP tem ponto facultativo e suspende rodízio por greve no transporte

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Logo Agência Brasil

A prefeitura da capital paulista decretou ponto facultativo dos serviços municipais e suspendeu o rodízio de veículos desta terça-feira (3) em razão da greve contra as privatizações programada pelos trabalhadores do Metrô, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Professores da Universidade de São Paulo (USP) vão decidir ainda hoje (2) se participarão do movimento paredista.ebcebc

De acordo com a prefeitura, será mantido o funcionamento de escolas e creches, unidades de saúde, serviços de segurança urbana, de assistência social, do serviço funerário, e demais serviços essenciais. A administração municipal determinou ainda que as concessionárias do transporte coletivo de passageiros por ônibus disponibilizem 100% da frota durante todo a terça-feira.

Notícias relacionadas:

  • Greve em SP: liminar define 100% do efetivo em trens nas horas de pico.
  • Reunião entre estudantes em greve e reitoria da USP acaba sem acordo .

O governo de São Paulo também determinou ponto facultativo em todos os serviços públicos estaduais da capital, inclusive na educação e parte do setor de saúde. Os serviços de segurança pública não serão afetados, assim como os restaurantes e postos móveis do Bom Prato, que vão oferecer as refeições previstas normalmente.

Segundo o governo de estado, as consultas em Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e outras unidades de saúde estaduais da capital terão seus reagendamentos garantidos. Serviços de saúde essenciais não serão afetados. Os agendamentos nos postos do Poupatempo serão remarcados, assim como aulas e provas da rede estadual de ensino.

No Metrô, a paralisação está prevista para ocorrer na Linha 1 (Azul); Linha 2  (Verde); Linha 3 (Vermelha) e Linha 15 (Prata). Não deve ser afetado o funcionamento da Linha 4 (Amarela) e Linha 5 (Lilás).

Na CPTM, a previsão é de greve dos trabalhadores da Linha 7 (Rubi); Linha 10 (Turquesa); Linha 11 (Coral); Linha 12 (Safira); e Linha 13 (Jade). As linhas já privatizadas – 8 (Diamante) e 9 (Esmeralda) – não serão afetadas.

Na Sabesp, a greve não afetará as estações de tratamento e o fornecimento de água. A paralisação deverá atingir principalmente os setores como arrecadação e manutenção.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Misantropia: saiba o que significa mensagem disparada em alerta falso

Na madrugada de sábado, moradores de várias cidades foram acordados por uma mensagem de alerta da Defesa Civil, disparada remotamente por um possível...

Juazeiro e Petrolina recebem verbas para telefonia móvel em área rural

O Ministério das Comunicações anunciou investimentos para Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) com o objetivo de ampliar a conectividade rural e o acesso...

Defesa Civil: 10 alertas falsos foram disparados em invasão de sistema

Um ataque cibernético atingiu o sistema Defesa Civil Alerta, disparando 10 alertas distintos durante a invasão e provocando mensagens falsas que alcançaram milhões...