Hospital Alberto Cavalcanti encerra o Outubro Rosa promovendo a autoestima

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Hospital Alberto Cavalcanti (HAC), referência estadual no tratamento contra o câncer, encerrou sua campanha de Outubro Rosa nessa segunda-feira (30/10) com uma manhã voltada para a autoestima das pacientes e com muita informação. As mulheres que estão em tratamento para câncer de mama na unidade do Complexo de Especialidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) participaram de oficinas ao som de apresentações musicais.
Além de oficinas de maquiagem, corte de cabelo e limpeza de pele, as pacientes participaram do Café Rosa, um café da manhã com distribuição de brindes, bingo e roda de conversa com a mastologista do HAC Luciana Azevedo. De acordo com ela, a iniciativa “foi um sucesso”. A médica conta que a adesão entre mulheres é grande. “Elas adoram, participam de tudo”, disse, a respeito das oficinas. Quanto à roda de conversa, Luciana relata que “elas (mulheres) tiraram muitas dúvidas”. 
    • MG: jovem de 19 anos sofre grave acidente ao testar moto antes de comprá-la
A mastologista explica o motivo de a campanha ser voltada para a autoestima e o autocuidado. Com o tratamento oncológico, algumas mulheres costumam apresentar falta de autoestima, e as oficinas voltadas para o cuidado com o tratamento são “uma forma de acolhimento da mulher”, conta Luciana. “É uma forma de mostrar que ela tem vaidade ainda, a vida continua. É possível ter uma recuperação com a autoestima elevada.”
As mulheres também puderam contar sobre suas experiências com o abandono e receber acolhimento. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, 70% das mulheres diagnosticadas com câncer lidam com o abandono do parceiro durante o tratamento. Na roda de conversa, Luciana diz que uma das perguntas foi: “Quantas mulheres aqui já se sentiram sozinhas no tratamento do câncer de mama?”. Conforme a médica, a situação é recorrente e atinge “principalmente as pacientes mais jovens”. 
Neste ano, do mês de janeiro até setembro, o Hospital Alberto Cavalcanti realizou mais de 8 mil consultas oncológicas em mulheres e mais de 3 mil atendimentos especializados em mastologia e ginecologia. Além disso, foram feitas quase 300 cirurgias oncológicas e outras 210 em ginecologia e mastologia.

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Músico recupera pedaleira roubada na igreja Impactados no altar da Igreja Casa

Enquanto o pastor Júnior Trovão pregava seu estrondoso sermão, tendo centenas de pessoas com os olhos fitados nele, no altar da igreja Casa, em Goiânia, a 7 metros do pregador, o guitarrista retira os plugues de sua pedaleira Mooer 200 e entrega a um rapaz, que deixa a igreja levando a pedaleira na mão, enquanto

Pr. Júnior Trovão defende João Caetano após criticas por carro de luxo; “Não depende de igreja”

O trecho de uma ministração do pastor Júnior Trovão viralizou nas redes sociais essa semana. No vídeo, Trovão sai em defesa do pastor João Caetano, líder da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Semear em Cristo, que foi criticado recentemente por gravar um vídeo no seu carro, uma Hilux SW4. Trovão disse que viu os comentários

Mattos Nascimento é levado às pressas ao hospital após sentir fortes dores

O cantor gospel Mattos Nascimento precisou ser levado às pressas para o hospital na madrugada desta quinta-feira (25), após sentir fortes dores no abdômen. O Fuxico Gospel conversou com Cíntia Nascimento, filha do artista, que confirmou que o pai estava há dois dias com dores e que a família estava preocupada. “Estamos levando ele agora