Maria Joana, em Tiradentes, é concedida ao Instituto Estadual de Florestas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Justiça de Minas Gerais concedeu, nesta segunda-feira (30/10), a posse e a propriedade de uma importante Área de Preservação Ambiental (APA) na Serra de São José ao Instituto Estadual de Florestas (IEF). O terreno de quase 10 hectares (100 mil m²), conhecido como Maria Joana, liga as cidades de Santa Cruz de Minas e Tiradentes, no Campo das Vertentes, e pertencia a uma empresa privada.
O pedido foi feito pela Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE-MG) quase meio ano após o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) suspender a realização do leilão do terreno. Uma mineradora e duas empresas interessadas em construir resorts e hotéis deram lances, chegando ao valor de R$131.321,26.
A decisão judicial ocorreu após diversas reuniões entre procuradores do estado e técnicos do IEF junto à comunidade local e gestores do município para o alinhamento de solução para o destino do terreno. A unidade da AGE em Juiz de Fora, na Zona da Mata, é a responsável pelos processos judiciais em Tiradentes.
“A adjudicação [ato judicial que concede a posse e a propriedade de determinado bem a alguém] ocorreu como forma de quitar parte de uma dívida ambiental de uma associação, que era proprietária do terreno, com o IEF”, informou o advogado regional do estado em Juiz de Fora, procurador do estado Lucas Pinheiro de Oliveira Sena.
A área cedida ao IEF tem quase 10 hectares e é conhecida como Maria Joana, sendo próxima à Cachoeira Bom Despacho e do Mangue. O local é conhecido por moradores, pesquisadores e turistas e possui diversos vestígios arqueológicos.
Atualmente, o IEF estuda a viabilidade de construir uma base no local, o que possibilitará ao estado reforçar a proteção ao meio ambiente.

Histórico

Desde 2007, um decreto estadual protege a Serra São José para assegurar a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais.
Segundo o professor, historiador e ambientalista Luiz Cruz – quem informou à prefeitura de Tiradentes e aos órgãos locais de meio ambiente sobre o leilão –, a região de Maria Joana foi adquirida nos anos 1990 pela Sociedade Amigos de Tiradentes (SAT). Desde 2009, no entanto, a entidade vem enfrentando problemas na Justiça, já que após um incêndio, recebeu uma multa pela IEF e uma denúncia pelo Ministério Público (MPMG).
O último presidente da SAT, Gustavo Dias, afirmou que a associação já estava desativada há dez anos porque ninguém assumiu a gerência após o seu mandato, e que a multa tinha valor impagável para a realidade da organização.
Por conta disso, o Governo de Minas Gerais, por meio do IEF, entrou com uma ação judicial contra a entidade, e a Justiça determinou o leilão em maio para quitar os débitos – apesar de a região ser uma Área de Preservação Ambiental –, o que também gerou comoção entre ambientalistas.
“Quando tomamos conhecimento da realização do leilão, pedimos socorro à prefeitura de Tiradentes. Tivemos várias reuniões com o prefeito Nilzio Barbosa, o secretário do governo, Rogério de Almeida, e a assessoria jurídica. Em curtíssimo tempo, tentamos diversas medidas possíveis para que o Mangue fosse preservado, pois apareceram várias propostas inadequadas para o terreno, que é de uso tradicional do lazer e entretenimento da população e do turismo”, explicou Cruz.
O secretário de Governo Rogério de Almeida relatou nas redes sociais da prefeitura de Tiradentes que assim que ficaram sabendo do leilão, entraram em contato com o IEF e com a Procuradoria-Geral de Justiça para cancelar e impedir sua realização.
“Conseguimos a suspensão faltando 15 minutos para o encerramento do pregão. Além da cidade perder uma boa parte da Serra São José para a iniciativa privada, vai impactar no turismo, impactar nos passeios ecológicos, o Mangue será fechado e, para as pessoas poderem desfrutar do patrimônio ambiental, terão que pagar”, destacou ele.
Na semana seguinte à suspensão do leilão, foi selado um acordo entre o IEF e a associação. O Instituto estadual se comprometeu a perdoar a multa e anexar o terreno a uma unidade de conservação do Estado.
O Governo de Minas e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) foram questionados pelo EM do porquê o IEF ter autorizado o leilão de um terreno localizado em uma Área de Preservação Ambiental, mas ainda não houve resposta.

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Músico recupera pedaleira roubada na igreja Impactados no altar da Igreja Casa

Enquanto o pastor Júnior Trovão pregava seu estrondoso sermão, tendo centenas de pessoas com os olhos fitados nele, no altar da igreja Casa, em Goiânia, a 7 metros do pregador, o guitarrista retira os plugues de sua pedaleira Mooer 200 e entrega a um rapaz, que deixa a igreja levando a pedaleira na mão, enquanto

Pr. Júnior Trovão defende João Caetano após criticas por carro de luxo; “Não depende de igreja”

O trecho de uma ministração do pastor Júnior Trovão viralizou nas redes sociais essa semana. No vídeo, Trovão sai em defesa do pastor João Caetano, líder da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Semear em Cristo, que foi criticado recentemente por gravar um vídeo no seu carro, uma Hilux SW4. Trovão disse que viu os comentários

Mattos Nascimento é levado às pressas ao hospital após sentir fortes dores

O cantor gospel Mattos Nascimento precisou ser levado às pressas para o hospital na madrugada desta quinta-feira (25), após sentir fortes dores no abdômen. O Fuxico Gospel conversou com Cíntia Nascimento, filha do artista, que confirmou que o pai estava há dois dias com dores e que a família estava preocupada. “Estamos levando ele agora