Moraes mantém prisão de advogado condenado por atropelar mulher no DF

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou o pedido de liberdade do advogado Paulo Ricardo Moraes Milhomem, condenado por atropelar a servidora Tatiana Matsunaga após uma briga de trânsito, no Lago Sul, em 2021.

O Tribunal do Júri de Brasília condenou Milhomem a 11 anos de prisão por tentativa de homicídio qualificado, em regime inicialmente fechado. O julgamento ocorreu em 26 de julho de 2023.

Após o atropelamento, Tatiana teve múltiplas lesões no quadril e no tornozelo, além de traumatismo craniano, o que a levou à UTI. Ela precisou de mais de um ano para recuperar parte da capacidade física, motora e mental, mas ainda depende de medicamentos e de fisioterapia por tempo indeterminado.

Veja imagens do caso:

O atropelamento ocorreu em 25 de agosto de 2021 e Milhomem foi preso em seguida. Ele permanece detido desde então.

No habeas corpus submetido ao STF, a defesa alegou que a manutenção da prisão do advogado, desde 25 de agosto de 2021, “é insustentável, diante do evidente excesso à custodia cautela”.

O habeas corpus questiona uma decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sebastião Reis Júnior, que negou liberdade ao advogado. Moraes rejeitou o pedido de liminar por entender que ainda cabe recurso ao próprio STJ, ou seja, ainda não caberia atuação do STF, que é a instância superior.

Moraes enfatizou que a Primeira Turma tem autorizado, somente em circunstâncias específicas, o exame de habeas corpus quando não encerrada a análise na instância competente. “No particular, entretanto, não se apresentam as hipóteses de teratologia ou excepcionalidade”, pontuou.

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Homem é perseguido e morto a tiros na zona rural de Barreiras

Um homem morreu no início da tarde deste domingo (28) na localidade de Água Doce, na zona rural de Barreiras, Bahia. Segundo Blog Braga, parceiro do Bahia Notícias, quatro indivíduos a bordo de um Fiat/Punto branco foram avistados rondando a área. Quando Maicon Douglas dos Santos Barbosa, de 28 anos, natural de Barreiras, saiu de

Tornados em Oklahoma deixam 4 mortos e avançam pelo sul dos EUA

O fim de semana em Oklahoma, nos Estados Unidos, tem sido marcado por cenas de destruição. Os tornados que atingiram o estado norte-americano deixaram quatro mortos, entre eles um bebê de 4 meses. Vários tornados foram registrados de forma simultânea durante a noite de sábado (27/4) em diferentes partes de Oklahoma, segundo o Serviço Meteorológico

Brasil registra seis milhões de acidentes de trabalho de 2012 a 2022

O Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho é lembrado neste domingo (28). Por este motivo, o mês de abril é lembrado como Abril Verde, em uma campanha do Ministério Público do Trabalho (MPT), com o lema Adoecimento também é acidente do trabalho - conhecer para prevenir. As informações são da