Presidente do TJ-BA reinaugura fórum no extremo-oeste; salas especiais também foram entregues

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Distante 866 quilômetros da capital baiana, a cidade de Santa Maria da Vitória ganhou um novo fórum. A unidade foi reinaugurada pelo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Nilson Soares Castelo Branco, na última terça-feira (24). O Fórum Desembargador Joaquim Laranjeira também passa a contar com Sala Passiva e a Sala de Depoimento Especial.

 

Revitalização geral do prédio, adequações de acessibilidade, rampa, corrimão, piso tátil e banheiro para pessoas com deficiência estão entre as reformas empreendidas no espaço. Melhorias, também, foram feitas no telhado como impermeabilização de calhas e rufos para evitar infiltrações nas paredes. Na parte elétrica, houve substituição de tomadas e interruptores, troca de luminárias por modelos mais modernos em LED, entre outros.

 

“Todas essas intervenções, além de propiciar um maior acolhimento ao cidadão, trazem um significado especial para os magistrados e servidores. Boa parte da nossa vida é dispensada aqui”, disse Castelo Branco. 

 

Foram entregues à comarca 47 computadores, 77 monitores e um scanner. Além disso, conforme a Corte, a internet teve sua velocidade aprimorada. O Juizado de Santa Maria da Vitória, também, passou por melhorias.

 

SALAS ESPECIAIS

“Essa é a 89ª Sala de Depoimento Especial. A meta do nosso presidente é inaugurar 100 espaços como esse”, disse o coordenador da Infância e Juventude, desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá. Em seu discurso, ele lembrou dos casos de crianças vítimas de violência e falou da Sala de Depoimento Especial. “Essa é uma das formas de ajudar essa parte tão sofrida da sociedade. É o zelo e a proteção pelo testemunho da violência, não a tornando traumática”, pontuou.

 

“Neste país, em que cerca de 36 milhões de pessoas não têm acesso à internet, as Salas Passivas promovem transformação social e democratizam a justiça”, disse a diretora de Primeiro Grau, Viviane da Anunciação, representando a coordenadora de Apoio ao Primeiro Grau de Jurisdição, dos Projetos de Implantação do Juízo 100% Digital e do Núcleo de Justiça 4.0 do TJ-BA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende.

 

O espaço multiuso e estruturado, chamado de Sala Passiva, permite ao vulnerável digital participação nas audiências, consulta processual, cumprimento de determinações para realização de oitivas e interrogatórios, tudo com apoio de facilitadores (servidores). Essa é a 185ª Sala Passiva inaugurada pelo Judiciário baiano.

 

Presente na solenidade, o vice-presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), juiz Eldsamir Mascarenhas, ao falar da atual gestão do TJ-BA, frisou: “Temos de reconhecer que a presidência do Tribunal tem feito um excelente trabalho, junto aos magistrados”. Ele destacou dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que mostram o aumento entre 15% e 20% na produtividade do judiciário baiano, em relação ao ano passado.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Falha mecânica provoca acidente com ônibus escolar em Rio de Contas

Um acidente envolvendo um ônibus escolar ocorreu no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, na última quinta-feira (25). O veículo, que fazia a rota entre o distrito do Mato Grosso e a localidade da Fazendola, saiu da pista e adentrou em uma área de vegetação. Não houve feridos no incidente.   De acordo

Pai é preso após filho menor postar foto com arma para ameaçar garoto

São Paulo — Pai e filho foram detidos, nessa sexta-feira (26/4), após o menor publicar uma foto nas redes sociais com uma arma de fogo, para ameaçar outro garoto com quem teve uma briga, em São Caetano, região do ABC paulista. Segundo a Polícia Militar (PM), os agentes receberam informações de que o menor de

MP fiscaliza universidade em Salvador que oferece curso de pilotagem sem parte prática

Em ação de fiscalização conjunta, realizada nesta quinta-feira (25), no Centro Universitário Regional do Brasil (Unirb), em Salvador, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) acompanhou alunos do curso técnico de pilotagem profissional, que foram convidados a renovar matrícula pela universidade por determinação judicial.    A determinação decorre de ação civil pública em trâmite, que busca