Rinoceronte que era o mais velho do Zoo irá para Museu de Ciências Naturais

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O rinoceronte-branco Luna, que morreu nessa sexta-feira (13/10) e era o animal mais velho do Zoológico de Belo Horizonte, agora faz parte do acervo do Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). 
O animal tinha 53 anos e era considerado um dos mais antigos, sob cuidados humanos, da sua espécie, Cerathoterium simum, que está ameaçada de extinção. O exemplar vai fazer parte da coleção científica e, futuramente, fazer parte de exposições no museu.
De acordo com o professor Dr. Henrique Paprocki, que é diretor do museu, a rinoceronte vai servir para estudos de morfologia e anatomia. Ela será utilizada em explicações sobre como é formado o chifre desses animais, que, na verdade, é feito de pelos.
  • Leia também: Barreiro: Fuad visita obras no Conjunto Esperança e centro de reabilitação
Depois, Luna deve integrar a exposição “Era dos Mamíferos”. O transporte dela envolveu cinco funcionários do Museu de Ciências Naturais, juntamente com técnicos da Fundação de Parques Municipais Zoobotânica de Belo Horizonte. 
O animal tem cerca de três toneladas e foi direto para a câmara fria do Centro Técnico Operacional (CTO), no Campus Coração Eucarístico, onde ele passará por cuidadoso processo de tratamento e limpeza, que pode levar de 6 meses a um ano.
Além da Luna, fazem parte do acervo, as girafas Ana Raio e Zola, que morreram em 2015 e 2014, respectivamente, assim como o gorila Idi Amin. Os visitantes também encontram as cópias em resina de um camelo e um crocodilo, preenchidos com poliuretano. 

*Estagiária sob a supervisão do subeditor Fábio Corrêa

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Pastor é preso por amarrar o pênis do filho de 7 anos por 3 dias após a criança urinar na cama

Em Apiacás, cidade localizada a 1.005 km de Cuiabá, Mato Grosso, um homem de 43 anos foi detido sob a acusação de torturar seu enteado de 7 anos. O caso ocorreu nesta terça-feira (23) e envolveu o uso de um barbante para punir o menino, que havia urinado na cama. O suspeito, que é pastor

Pastor será vice do genro de Lula em chapa para prefeito

Danilo Sampaio, casado com Lurian, a filha mais velha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou sua pré-candidatura à prefeitura de Barra dos Coqueiros, um município litorâneo em Sergipe com cerca de 41.000 habitantes. Em uma movimentação estratégica para fortalecer sua campanha, Sampaio escolheu como seu vice o pastor Jadson Alves, filiado ao PMN

Transição: Vineyard Rio agora é Betânia Barra

No último dia 20 de abril, a comunidade religiosa do Rio de Janeiro ganhou um novo espaço de culto e congregação com a inauguração da Igreja Betânia Barra, localizada na Rua José Eiras Pinheiro, 127 E, na Barra da Tijuca. O evento marcou não apenas a abertura do novo local de adoração, mas também celebrou