TAGS

TJ-BA decide cassar aposentadoria de oficial de justiça acusado de fraudar certidão

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), por maioria, decidiu pela cassação da aposentadoria de um oficial de justiça avaliador que atuava na comarca de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. A decisão do colegiado seguiu voto do relator do processo administrativo disciplinar (PAD), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. 

 

O PAD aberto contra Dilson José Ferreira Azevedo investiga possível conduta infracional do servidor enquanto atuava como oficial de justiça. Segundo o processo, ele teria expedido certidão falsa, atestando a realização de uma diligência de citação que não teria ocorrido. 

 

Conforme acórdão publicado nesta sexta-feira (6), a circunstância de que não houve prejuízo para as partes do processo não justifica a declaração falsa prestada e nem deve ser considerada como fato atenuante, já que, “em juízo de proporcionalidade, não deve ser comparada com a gravidade da conduta, que, a propósito, caracteriza crime e já é objeto de ação penal ainda em curso”.

 

O Conselho da Magistratura ainda justifica que a aplicação da pena de cassação da aposentadoria se dá porque o oficial de justiça já respondeu a PAD – que se encontra em grau de recurso no Tribunal Pleno do TJ-BA -, tendo sido aplicada pena de demissão. “Fica configurada a reiteração na prática de conduta infracional grave”, indica. 

 

A aposentadoria de Dilson José Ferreira Azevedo foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico do dia 7 de fevereiro deste ano. Conforme o decreto, ele foi aposentado por invalidez permanente simples, com efeitos a partir de 14 de dezembro de 2016.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Em parceria com o Vitória, Itabuna joga em Pituaçu neste domingo na estreia da Série D

Após o rebaixamento para a Série B do Campeonato Baiano, o Itabuna estreia na Série D do Campeonato Brasileiro neste domingo (28), às 16h, contra o Real Noroeste, no Estádio Roberto Santos, o Pituaçu. A participação do Dragão do Sul na competição nacional acontece através de uma parceria com o Vitória, que cedeu 20 jogadores

Polícia amplia patrulhamento no bairro de São Cristóvão após ataque a ônibus

As Polícias Militar e Civil ampliaram as ações ostensivas e de inteligência na região de São Cristóvão, em Salvador, após localização de dois traficantes com submetralhadora e revólver. A dupla acabou atingida após confronto, foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.   Como represália, criminosos atearam fogo em um ônibus na tarde deste sábado na

Governo da Bahia entrega obras de modernização de duas escolas estaduais em Santo Estêvão

O governador Jerônimo Rodrigues entregou neste sábado (27) o Colégio Estadual de Tempo Integral de Santo Estêvão e o Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Edite Ferreira Fonseca, após obras de modernização no município de Santo Estêvão, na microrregião de Feira de Santana.     O Colégio Estadual de Tempo Integral de Santo Estêvão recebeu