Milei: indígenas são expulsos de praça em 1ª operação anti-protesto

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um grupo de indígenas que realizava um protesto em uma praça de Buenos Aires, na Argentina, foi expulso pela polícia neste sábado (16/12). Esta foi a primeira ação da nova política anti-protesto defendida pelo recém empossado presidente Javier Milei.

A ministra de Segurança Pública de Milei, Patricia Bullrich, criou um novo protocolo que proíbe qualquer protesto que bloquear ruas e avenidas, mesmo que momentaneamente.

Normalmente, a polícia desviava o trânsito para outras vias, enquanto a manifestação acontecia. Agora, a ordem é desfazer o bloqueio imediatamente. Os participantes desse tipo de protesto poderão ser processados e até multados.

Neste sábado, integrantes do movimento indígena Tercer Malon de La Paz encerrava um acampamento de 4 meses na praça Lavalee, em frente a Suprema Corte, quando foram surpreendidos por policiais.

Segundo o jornal Clarín, os indígenas realizavam uma manifestação contra uma reforma constitucional da província de Jujuy, que fica no norte do país.

Protocolo anti-protesto A ação policial foi vista como o início do novo protocolo anti-protestos de Milei. As forças de segurança alegam que houve apenas uma “operação de limpeza”.

Um protesto contra a nova ordem foi marcado para o dia 20 de dezembro.

Essa proibição de protestos é uma interpretação das leis já existentes. Por isso, o governo não viu a necessidade de propor a criação de uma nova legislação sobre o assunto.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Acamado e em asilo, aposentado da UnB sofre descontos indevidos há mais de 10 anos

Descontos indevidos em benefício de um aposentado da Universidade de Brasília começaram em setembro de 2015 e permanecem ativos até 2026, segundo documentos...

Decisão do MJ de retornar membros da PF não atingiu equipe de Mendonça

A decisão do Ministério da Justiça de exigir o retorno de delegados da Polícia Federal cedidos ao STF, incluindo no gabinete do ministro...

Mulher traída denunciou bombeiro que fez de quartel um motel no RS

Resumo rápido: a ex-esposa de um soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul entregou um celular aos Bombeiros após...