TRE-BA finaliza planejamento para distribuição de urnas eletrônicas para eleições 2024

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Faltando menos de nove meses para as eleições municipais de 2024, marcadas para o dia 6 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) concluiu o planejamento destinado à distribuição de urnas eletrônicas em todo o estado para o pleito. 

 

Pela primeira vez, o órgão utilizou um algoritmo de programação linear para otimizar o processo de distribuição dos equipamentos. Antes, o estudo de cenários era realizado manualmente pela equipe da Seção de Voto Informatizado (Sevin), por meio de planilhas no Excel.

 

Para o titular da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, André Cavalcante, o algoritmo realizou a tarefa de maneira mais eficiente, otimizando o processo e tornando as atividades mais dinâmicas. Os algoritmos são empregados para determinar a melhor alocação das urnas eletrônicas em diferentes zonas eleitorais, assegurando uma distribuição mais eficiente. 

 

De acordo com o planejamento, em 2023, as urnas foram entregues nos municípios de Jequié, Juazeiro e Barreiras. Este ano, as remessas já foram encaminhadas para Conceição do Coité, Cruz das Almas e Alagoinhas (em andamento). As próximas cidades a serem atendidas são Brumado, Irecê, Ribeira do Pombal e Seabra. 

 

PROGRAMAÇÃO LINEAR

A Programação Linear (PL) é um ramo da otimização matemática que lida com a maximização ou minimização de uma função linear, chamada de função objetivo, sujeita a um conjunto de restrições lineares. Em termos mais simples, a programação linear busca encontrar os valores das variáveis de decisão que otimizam (maximizam ou minimizam) a função objetivo, respeitando as restrições impostas.

 

A programação linear é amplamente utilizada em diversas áreas, como logística, produção, finanças, marketing e outras, para tomar decisões otimizadas quando os recursos são limitados.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tribunais de contas julgarão gasto de verba destinada pelo Judiciário à Defesa Civil durante calamidades

Os tribunais de contas são os órgãos responsáveis pela fiscalização da aplicação de eventuais verbas destinadas à Defesa Civil por órgãos do Poder Judiciário em casos de calamidade pública, a exemplo da tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul. A diretriz foi aprovada pelo Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na última

Rodoviários anunciam greve e manifestações após mais uma reunião sem acordo

Mais uma vez, a reunião entre o Sindicato dos Rodoviários com os empresários de transporte de passageiros de Salvador terminou sem acordo. A reunião que teve início por volta das 9h, na garagem da empresa Integra não avançou, e foi oferecida uma proposta de reajuste de 1,24% à categoria, que não aceitou e anunciou manifestações uma possível

Filho de Anderson Leonardo desabafa sobre “hype” na morte do músico

Leozinho Bradock, filho de Anderson Leonardo, foi ao Instagram para desabafar sobre o “hype” criado sobre a morte de músico. O eterno vocalista do Molejo morreu, no dia 26 de abril, por complicações de um câncer inguinal. “Tenho falado muito pouco, mantendo a minha calma como base, e a minha humilde sabedoria como estrutura mental.