EUA alertam sobre viagens ao Brasil devido a dengue e febre oropouche

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos atualizou, nesta quarta-feira (21/2), orientações para pessoas que estejam viajando para o Brasil. A recomendação é que os turistas sigam precauções para evitar a dengue e a febre oropouche.

O órgão de saúde colocou o Brasil no nível 1 de riscos para a saúde do viajante. Este é o nível mais brando de restrições, que tem quatro fases, mas atualmente não há nenhum país nos níveis 3 (“reconsidere viagens”) e 4 (“evites todas viagens”).

A orientação é que os viajantes para o Brasil se protejam evitando picadas de mosquitos devido ao aumento das duas doenças, e que tenham especial cuidado ao se deslocarem para o Amazonas e o Acre, por conta da febre oropouche.

O Brasil registrou 688 mil casos de dengue nas primeiras sete semanas de 2024. O número representa aumento de 315% em relação ao mesmo período do ano passado, quando havia 165.839 casos. O nível é preocupante considerando que o ano de 2023 houve recorde de infecções de dengue no país.

Boom da febre oropouche Já a febre oropouche superou o total casos registrados em todo o ano passado apenas nos dois primeiros meses de 2024. No Amazonas, até o último relatório (divulgado antes do carnaval), havia mais casos suspeitos desta doença que de dengue: 1.100 frente 1.024.

A febre oropouche causa sintomas muito parecidos com os da dengue e os da chikungunya. Ela também é uma doença transmitida pela picada do mosquito, no caso o agente é o Culicoides paraense, também conhecido como maruim.

Para evitar as picadas de inseto, o CDC recomenda o uso frequente de repelentes (tanto corporais como eletrônicos), além do uso de calças e camisas de mangas compridas sempre que possível. Outras orientações são se manter em ar condicionado ou protegido por telas.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Pai de Henry Borel acusa Monique Medeiros e Jairinho de abuso sexual

O engenheiro Leniel Borel, de 40 anos, pai do menino Henry Borel denunciou que o filho sofreu abusos sexuais e acusou a mãe do garoto, Monique Medeiros, e o ex-vereador Jairinho pelo crime. Em carta aberta ao filho, que, se estivesse vivo, faria 8 anos neste sábado (5/4), ele também falou sobre o nascimento da

Terry Crews, o ‘pai do Chris’, visita Mercado Municipal de São Paulo e experimenta sanduíche de mortadela

Astro de ‘As Branquelas’ está de passagem pelo Brasil, mas não revelou motivo da visita Reprodução/Instagram/@mercadaospoficial Terry Crews ficou impressionado com tamanho do sanduíche de mortadela do Mercadão O ator americano Terry Crews, famoso por seus papéis em séries como “Todo Mundo Odeia o Chris” — no qual interpretou Julius, o pai do protagonista —

De mudança para o Avante, Felipe Duarte diz que desidratação do PP é “questão natural” do jogo político

Com as malas prontas para desembarcar oficialmente no Avante, o deputado estadual Felipe Duarte, até agora filiado ao Progressistas (PP), fez uma avaliação do atual cenário de desidratação da legenda historicamente presidida pela família Leão e, atualmente, sob o comando do deputado federal Mário Negromonte Jr. na Bahia. O parlamentar participa do encontro nacional do