Em primeira visita oficial ao Brasil, Emmanuel Macron viaja com Lula ao estado do Pará

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governador do Pará, Helder Barbalho, recebeu nesta terça-feira (26) o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da França, Emmanuel Macron. Os chefes de Estado foram recepcionados também pela primeira-dama, Daniela Barbalho, pelo Ministro de Estado do Turismo, Celso Sabino e pelo Ministro de Estado das Cidades, Jader Filho. Esta é a primeira visita oficial do presidente francês ao Brasil.

 

Na companhia de Lula e Helder, Macron iniciou, na capital paraense, uma extensa agenda bilateral no país. Em Belém, uma das motivações do encontro é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será sediada na capital paraense em novembro de 2025. Na oportunidade, o governador aproveitou para presentear Macron com uma camisa marajoara e camisas dos dois maiores clubes do Estado: Remo e Paysandu.

 

Os dois presidentes e o governador do Estado estiveram na Ilha do Combu, na margem sul do Rio Guamá, e acompanharam a produção artesanal e sustentável do cacau na localidade. Em seguida, visitaram a fábrica de chocolates “Filha do Combu”, gerenciada pela empreendedora Dona Nena, exemplo de bionegócio. Hoje, o Estado do Pará é o único do Brasil a contar com um Plano de Bioeconomia.

 

No trajeto até o Combu, o presidente Lula e o governador Helder Barbalho tiveram a primeira reunião bilateral com o presidente francês. Entre os integrantes da equipe de Macron estão o ministro de Europa e dos Negócios Estrangeiros, Stéphane Séjourné, a secretária de Desenvolvimento e Parceiras Internacionais do Ministério de Europa e dos Negócios Estrangeiros, Chrysoula Zacharopoulou, além do embaixador da República Francesa no Brasil, Emmanuel Lenain.

 

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

Juntos, Helder e Lula mostraram ao presidente francês, Emmanuel Macron, a complexidade da questão amazônica e as alternativas de desenvolvimento econômico sustentável, que encontram na bioeconomia o caminho chave para a transição para uma economia de baixo carbono.

 

Eles também tiveram um encontro com representantes indígenas. Na ocasião, o líder indígena da etnia Kayapó, Raoni Metuktir, recebeu das mãos de Macron, a condecoração expoente mundial da causa indígena. 

 

Emmanuel Macron permanece no Brasil até esta quinta-feira (28) e ainda deve visitar as cidades de Itaguaí (RJ), São Paulo e Brasília. De Belém, Lula e Macron seguiram para o Rio de Janeiro. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Indireta? Angelo Coronel canta “Noites Traiçoeiras” com os filhos: “Música que marca família”

O que parece ser apenas um momento de devoção familiar nas redes sociais pode carregar as coordenadas da próxima batalha política na Bahia....

Chuva e mais de 30°C: tempo segue instável em SP nesta terça (30/12)

Meta descrição: Previsão do tempo para São Paulo nesta terça-feira, com tempo instável, calor acima de 30°C e pancadas de chuva. Campinas pode...

VÍDEO: Natanzinho Lima revela problema de audição e diz que mantém agenda por respeito ao público

Durante coletiva de imprensa no Festival Virada Salvador, o cantor Natanzinho Lima revelou que enfrenta perda de audição e está em tratamento médico....