Bolsonaro ironiza depoimentos à PF: “Acho que gostam muito de mim”

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Em seu giro pelo interior de São Paulo, para participar do lançamento de pré-candidaturas do PL a prefeito, o ex-presidente Jair Bolsonaro ironizou neste sábado (2), em Piracicaba, a série de depoimentos que tem sido obrigado a prestar nos inquéritos da Polícia Federal (PF). As informações são do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

Somente nos últimos dias, Bolsonaro teve de depor na investigação por importunação a baleia no litoral paulista, na sede da PF em São Paulo, e no inquérito que o investiga por um suposto plano de golpe de Estado para se manter no poder após a derrota na eleição de 2022. Neste depoimento, em Brasília, o ex-presidente ficou em silêncio.

“A Polícia Federal, eu já tive muitas visitas, acho que gostam muito de mim, e na penúltima vez perguntaram se eu era cis e eu nem sabia o que era isso”, brincou Bolsonaro, durante discurso a apoiadores em Piracicaba.

No mesmo evento, o presidente também fez piada com a pergunta se ele se considera “cis”, feita pela PF no depoimento de Brasília, em 22 de fevereiro. Como mostrou o colunista Igor Gadelha, Bolsonaro respondeu ao delegado da PF que não sabia o que era “cis”. O termo cisgênero, usado para definir pessoas que se identificam com o sexo biológico (masculino ou feminino) com o qual nasceu.

A questão sobre identidade de gênero faz parte de um protocolo da PF adotado com base em uma resolução do Ministério dos Direitos Humanos publicada em setembro de 2023.

Posteriormente, Bolsonaro foi informado de que a pergunta fazia parte de um novo procedimento da PF, que passou a incluir os termos “transgênero” e “cisgênero” na lista de dados de pessoas que prestam depoimento à corporação.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Motociclista fica gravemente ferido após colisão com caminhão na BR-420

Um motociclista ficou gravemente ferido, neste domingo (20), após colisão com caminhão na BR-420, em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá. Segundo informações no local, o motociclista tentava uma ultrapassagem e acabou colidindo com a lateral do caminhão, que transportava banheiras.    O condutor da motocicleta também teria colidido com um guarda-corpo às margens da rodovia.

Alice Portugal e Lídice da Mata se reúnem com Bruno Reis para debater futuro do Centro de Referência de Atenção à Mulher

Uma reunião entre o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), e as deputadas federais Alice Portugal (PCdoB) e Lídice da Mata (PSB) ocorreu na manhã desta segunda-feira (20) para tratar do futuro do Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares, localizado nos Barris - que corre risco de fechamento -, e de outras

SP Alto Astral: Programa emprega mães em situação de risco

Mais de 5 mil mulheres fazem parte do programa Mães Guardiãs, que dá emprego em projetos pedagógicos nas escolas para pessoas em vulnerabilidade social. As participantes têm uma bolsa-auxílio de R$ 1.482,60, e atuam em uma jornada de 30h semanais. Em abril, 900 candidatas foram convocadas para mais uma etapa do programa, voltada à capacitação