María Corina Machado agradece líderes mundiais por apoio contra exclusão de candidatos na Venezuela

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos


000 33z97pn

A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, expressou sua gratidão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a outros líderes mundiais que se posicionaram contra a decisão do regime de Nicolás Maduro de impedir adversários políticos de se candidatarem. Em uma publicação, Machado agradeceu aos presidentes Emmanuel Macron, Lula e Gustavo Petro por apoiarem a luta justa e democrática do povo venezuelano. “Agradeço aos presidentes Emmanuel Macron, Lula e Gustavo Petro pelos posicionamentos assumidos nas últimas horas que reafirmam que nossa luta é justa e democrática”, escreveu María em sua conta no X (antigo Twitter).  “À medida que vemos como aumenta a preocupação internacional, apelo aos líderes democráticos do mundo para que unam os esforços dos presidentes e governos para exigir que o regime de Maduro permita o registo de Corina Yoris como candidata nas próximas eleições presidenciais”, acrescentou.

cta_logo_jp

Segundo Machado, a exclusão dela e de Corina Yoris como candidatas nega a possibilidade de eleições livres e justas no país. Aos 56 anos, Machado, que venceu as primárias da oposição e era favorita nas pesquisas, foi inabilitada a concorrer a cargos públicos por 15 anos em junho do ano passado. Diante disso, indicou a professora universitária Corina Yoris, de 80 anos, que denunciou dificuldades de acesso ao sistema eleitoral.

Com o prazo para as candidaturas encerrado na segunda-feira (25), os partidos agora têm até 20 de abril para decidir se apoiam um dos postulantes registrados ou escolhem uma terceira opção. Após os obstáculos enfrentados por Yoris, o Itamaraty emitiu um comunicado na terça-feira (26) demonstrando preocupação com o processo eleitoral na Venezuela, marcando uma mudança na postura de Lula em relação ao regime de Maduro, que até então era preservada.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

200 manifestantes pró-palestinos são detidos em universidades dos EUA

Mais de uma centena foi detida no campus da Northeastern University, anunciou a universidade de Boston, no nordeste dos EUA, onde a polícia obrigou os manifestantes a abandonarem um acampamento. "No âmbito da evacuação, cerca de 100 pessoas foram detidas pela polícia. Os estudantes que apresentaram os seus cartões de identificação da Northeastern [University] foram

Dois ucranianos morrem esfaqueados na Alemanha: suspeito é russo

As autoridades da Alemanha detiveram, na noite de sábado, um cidadão russo-alemão por ser suspeito de esfaquear até à morte dois ucranianos, na cidade de Murnau, no sul do país.  De acordo com a imprensa alemã, o crime aconteceu nas imediações de um centro comercial da cidade, na Alta Baviera, por volta das 17h20 locais.

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia

Ruby Leaning foi diagnosticada com leucemia linfoblástica aguda em 2020, quando tinha apenas seis anos. Depois de vários testes, a sua irmã, então com dois anos, Mabel Leaning, surgiu como uma "combinação perfeita" e a doação da medula acabou salvando a sua vida. Segundo o SWNS, um serviço de notícias britânico, citado pela Fox News