Enorme explosão de estrela é esperada para este ano e poderá ser vista da Terra

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Um sistema estelar, localizado a 3 mil anos-luz de distância da Terra, vai se tornar visível a olho nu, em breve, segundo divulgação feita pela Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa). T Coronae Borealis ou T CrB, como é chamado, explodiu pela última vez em 1946 e os astrônomos acreditam que o fenômeno irá se repetir entre fevereiro e setembro deste ano.

Esta poderia ser uma oportunidade única de observação, já que a explosão só ocorre, em média, a cada 80 anos. “O sistema estelar, normalmente de magnitude +10, que é muito escuro para ser visto a olho nu, saltará para magnitude +2 durante o evento. Este terá brilho semelhante ao da Estrela do Norte, Polaris”, afirmou a agência aeroespacial.

Esta nova recorrente é apenas uma das cinco em nossa galáxia. Isto acontece porque T CrB é um sistema binário com uma anã branca e uma gigante vermelha.

“As estrelas estão suficientemente próximas para que, à medida que a gigante vermelha se torna instável devido ao aumento da temperatura e pressão e começa a ejetar as suas camadas exteriores, a anã branca recolhe essa matéria na sua superfície”, explica a Nasa.

“A atmosfera rasa e densa da anã branca eventualmente aquece o suficiente para causar reação termonuclear descontrolada – que produz a nova explosão que pode ser vista da Terra”, acrescenta a agência americana.

Quando seu brilho atingir o pico, ele deverá ser visto da Terra por vários dias e pouco mais de uma semana com binóculos antes de escurecer novamente, possivelmente por mais 80 anos, segundo estimativas da Nasa.

Leia Também: Elon Musk diz que IA pode ser mais inteligente do que ser humano no ano que vem

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Lutador clássico está a caminho de ‘Street Fighter 6’

A Capcom revelou durante o torneio EVO no Japão que Akuma será o último lutador a se juntar ao elenco do 'Street Fighter 6' nesta primeira temporada. Akuma é uma das personagens mais icônicas da série de jogos de luta e sua estreia em 'Super Street Fighter II Turbo' em 1994 era uma confirmação esperada

OpenAI poderá ajudar a Apple a tornar o iPhone mais inteligente

Apple intensifica negociações com OpenAI para levar IA ao iOS 18Nos últimos meses, rumores davam conta de conversas entre a Apple e duas empresas de tecnologia de inteligência artificial (IA): OpenAI e Google. O objetivo seria integrar suas soluções no iOS 18, o próximo sistema operacional do iPhone. Agora, a Bloomberg informa que a Apple

Google atinge marca inédita nos 25 anos de história da empresa

A gigante de tecnologia Google alcançou um marco histórico ao atingir uma valorização de mercado de US$ 2 trilhões pela primeira vez em seus 25 anos de história. Com essa conquista, a empresa se torna a quarta empresa mais valiosa do mundo listada em bolsa, ficando atrás da Nvidia, Apple e Microsoft, que atualmente ostenta