Governistas acreditam ser a hora de serem mais categóricos contra Lira

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Depois de informar aos líderes da Câmara dos Deputados que prepara um pacote de pautas-bomba e CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) contra o governo, o presidente Arthur Lira (PP-AL) foi aconselhado por aliados a diminuir a temperatura na casa. A avaliação é que cacique sairia enfraquecido de um embate com Lula (PT), mesmo tendo o controle da Câmara.

Diante deste enfraquecimento, governistas acreditam que agora é a hora para serem mais categóricos contra Lira, que não conseguiu, por exemplo, articular a liberdade de Chiquinho Brazão (RJ), preso por suspeita de ser o mandante da morte Marielle Franco.

O momento seria propício para desafiar a sucessão do presidente da Câmara, que tem como favorito o líder do União Brasil Elmar Nascimento (BA), aliado de primeira hora de Lira. Não é a hora de lançar um candidato próprio, avaliam, mas a disputa ficou mais aberta com outros candidatos mais “governistas” como Marcos Pereira (Republicanos-SP) e Antonio Brito (PSD-BA).

Nem mesmo a abertura de cinco CPIs assusta tanto o governo, que vê apenas uma tentativa de Lira em superlotar os trabalhos da Câmara. As cinco investigações que podem sair do papel não tem capacidade de macular o governo, mas têm o poder de criar algum desgaste.

Diante disso, avaliam que mesmo Elmar perdeu poder. Ele foi um dos principais articuladores pela não manutenção da prisão de Chiquinho e perdeu, numa disputa acirrada.

Como o blog mostrou, a votação da prisão do deputado exibiu até onde vai o bolsonarismo. O teto de 129 votos, sem o apoio da esquerda e com o Centrão fragmentado, poderia significar um revés na sucessão do presidente da Câmara. 

O governo articula também para ter maioria nas investigações que possam causar mais dor de cabeça a Lula, como a que investigará os supostos crimes sexuais contra crianças em Marajó (PA).

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Advogado e ex-promotor do MP-BA, Carlos Mathias morre aos 85 anos

O professor e advogado Carlos Fernando Mathias faleceu na noite desta quarta-feira (8), em Brasília, aos 85 anos. Ele passava por tratamento contra um câncer. A informação foi confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde o jurista atuou como desembargador convocado.    O velório acontece a partir das 14h30, na Capela 10 do Cemitério

Morre o ex-prefeito de Anagé, Bibi Soares, aos 79 anos

O ex-prefeito de Anagé, Elbson Dias Soares, o Bibi, morreu na noite desta sexta-feira (10) após sofrer um infarto em sua residência. A informação foi confirmada pela prefeitura municipal.    De acordo com o Achei Dudoeste, parceiro do Bahia Notícias, a prefeitura local decretou luto oficial pela morte do ex-prefeito Elbson Dias. "Neste momento de

HÁ VINTE ANOS – Expulso do país autor de reportagem sobre Lula

22:01 O governo ainda não viu nada. Se a reportagem do New York Times sobre os hábitos etílicos de Lula causou algum dano à imagem presidencial lá fora, causará muito mais a decisão de expulsar o correspondente do jornal. Foi ato de governo de republiqueta. — 20:44 Entre as 19h e as 20h de hoje