HÁ VINTE ANOS – Expulso do país autor de reportagem sobre Lula

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

22:01
O governo ainda não viu nada. Se a reportagem do New York Times sobre os hábitos etílicos de Lula causou algum dano à imagem presidencial lá fora, causará muito mais a decisão de expulsar o correspondente do jornal. Foi ato de governo de republiqueta.

20:44

Entre as 19h e as 20h de hoje, Lula conversou com 16 jornalistas, oito deles correspondentes estrangeiros, sobre sua viagem à China no próximo dia 21. No fim da conversa, um jornalista perguntou sobre a matéria do NYT. Resposta textual do presidente:

– Não peça que o presidente responda uma coisa daquelas. Certamente, o autor daquilo, que não me conhece, que eu não conheço, deve estar hoje mais preocupado do que eu. O governo brasileiro deve tomar decisões que a lei permitir que tome”.

Àquela altura, Lula já sabia e aprovara a expulsão do correspondente do NYT.

20:36
Eis a nota oficial do Ministério da Justiça sobre o cancelamento do visto do correspondente do NYT:

“Em face de reportagem leviana, mentirosa e ofensiva à honra do Presidente da República Federativa do Brasil, com grave prejuízo à imagem do país no exterior, publicada na edição de 9 de maio passado do jornal The New York Times, o Ministério da Justiça considera, nos termos do artigo 26 da Lei nº 6.815, inconveniente a presença em território nacional do autor do referido texto. Nessas condições, determinou o cancelamento do visto temporário do sr. William Larry Rohter Junior. Brasília, 11 de maio de 2004 – Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, Ministro interino da Justiça”.


20:33

O jornalista William Larry Rohter, correspondente do NYT no Brasil, acaba de ter cassado seu visto de permanência temporária no país. Isso equivale a uma expulsão. Ele é autor da reportagem sobre os hábitos etílicos de Lula. Não lembro de nenhum ato parecido com esse adotado em governos anteriores. Voltarei com mais informações.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

No DF, 911 presos não voltaram de Saidões em 5 anos; 2% do total

Entre janeiro de 2020 e maio de 2024, ocorreram 911 fugas durante as saídas temporárias da Papuda, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF). A cada “saídão“, deixaram as celas entre 1.141 e 2.157 presos. A taxa de fugitivos variou de 0,61% até 2,47% do total de beneficiados. No mesmo período, reeducandos

Morador de rua tentou matar agente da PF após discussão sobre comida

O homem em situação de rua que atirou pedras contra um agente aposentado da Polícia Federal iniciou as agressões após policial se negar a comprar um prato de comida para ele. O caso ocorreu na tarde deste sábado (25/5), na Quadra 303 do Sudoeste, área nobre do Distrito Federal. De acordo com o relato da

Mãe negociou virgindade da filha e obrigava ela a fazer programas

A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) de Manaus (AM) deflagrou a Operação Resgate, na quinta-feira (23/5), e prendeu em flagrante três pessoas envolvidas em estupro de vulnerável, exploração sexual e favorecimento à prostituição contra uma adolescente de 13 anos. A ação policial foi deflagrada em um motel situado no bairro Gilberto