Ibaneis fecha parceria para abrir restaurante na Casa de Chá

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou convênio de cooperação técnica para implementação de empresa pedagógica de gastronomia na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes. O lançamento ocorreu na manhã desta terça-feira (16/4). A ação faz parte da programação oficial dos 64 anos de Brasília.

A operação é uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Distrito Federal (Senac-DF) com a Secretaria de Estado de Turismo do DF (Setur-DF).

“Estou muito feliz. Esse é um ponto que eu visitei na época em que era estudante e ficou fechado por muitos anos.  Espero que esse possa ser mais um local de visitação na Praça dos Três Poderes, que é sinônimo de democracia, união e debate”, destacou o chefe do Palácio do Buriti.

O projeto ocorrerá no formato de cafeteria-escola, onde alunos do Senac-DF farão estágio supervisionado por instrutores da instituição.

Ibaneis anunciou ainda que o Governo Federal, através do Iphan,  doou ao DF o projeto de revitalização da Praça dos Três Poderes.

“Esse é o início de uma grande entrega para o Distrito Federal. Mais uma parceria com o setor privado. Será uma Casa de Chá totalmente revitalizada, assim como a gente espera também revitalizar toda a Praça dos Três Poderes. Esperamos abrir esse espaço em 26 de junho para toda a população do Distrito Federal e para quem visita a capital”, ressaltou o governador.

Na oportunidade, Ibaneis também comentou sobre o aniversário de Brasília, celebrado no próximo domingo (21/4).

“A capital está cada vez mais pujante e forte. Brasília é a capital de todos os brasileiros e é isso que nós queremos que fique marcado”, frisou Ibaneis.

Casa de Chá O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na Praça dos Três Poderes, conhecido como a Casa do Chá, está todo revitalizado desde 2019, uma parceria da Setur e de arquitetos e decoradores da capital federal. O projeto, que está em andamento desde 2023, prevê a concessão do uso do espaço ao Senac-DF por dois anos e meio, inicialmente, e poderá ser prorrogado por igual período até totalizar 10 anos. Como será uma empresa pedagógica de gastronomia, não visará qualquer lucratividade e praticará preços acessíveis.

O objetivo é valorizar esse patrimônio histórico e cultural tão relevante para a cidade, fomentar o turismo e oferecer ao público um local acessível e aconchegante.

A Casa de Chá foi projetada por Oscar Niemeyer e intitulada de “restaurante da Praça dos Três Poderes”, como ele mesmo chamou em seu livro Quase Memórias, entre 1965 e 1966, período em que o arquiteto retornou brevemente ao Brasil. A casa de chá reunia os trabalhadores da região que frequentavam o local após o dia de trabalho, com rodas de violão e cantorias no lado de fora. Seu auge foi nos anos 1970 e 1980.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Banda Molejo anuncia novo projeto após morte de Anderson Leonardo: “Legado é de muita alegria”

A Banda Molejo irá honrar a passagem de Anderson Leonardo pela terra com um novo projeto musical. O cantor, que faleceu na sexta-feira (26) após uma luta contra o câncer inguinal, será homenageado no álbum 'Paparico do Molejo'.   O novo trabalho foi anunciado no velório do pagodeiro, que aconteceu no domingo (28), no cemitério

‘Onde existe amor, existe esperança’, diz Belo sobre possível reconciliação com Gracyanne

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O cantor Belo parece disposto a se reconciliar com Gracyanne Barbosa, de quem se separou há 10 dias. Durante participação no Domingão com Huck (Globo), neste domingo (28), ele deixou no ar que ainda não superou a musa fitness. O líder do grupo Soweto, que se reuniu neste ano para

PCDF prende stalker que ameaçou ex e divulgou fotos íntimas da vítima

Um homem de 34 anos foi preso pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) na sexta-feira (26/4), por fazer ameaças e expor vídeos íntimos de uma ex-namorada. Além disso, o criminoso costumava perseguir a vítima, em descumprimento a medidas protetivas deferidas em favor dela. A polícia informou que o stalker não aceitava o fim do