TAGS

Obra para requalificação do Elevador Lacerda tem primeiro aditivo publicado pela prefeitura de Salvador

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O contrato para a execução das obras de restauração e requalificação do Elevador Lacerda, um dos principais cartões-postais de Salvador, usado para ligar a parte alta e baixa da cidade, ganhou o primeiro termo aditivo na última semana.

 

Sob gestão da Superintendência de Obras Públicas (Sucop) – órgão subordinado à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o aditivo feito para as intervenções no equipamento foi no valor de R$ 916.424,59, equivalente a quase 14% do valor contratado inicialmente. Com o acréscimo, o valor global do contrato com a empresa Flex Engenharia passa a totalizar R$ 7,53 milhões. O aditivo foi assinado na última sexta-feira (19) pelo superintendente da Sucop Orlando Castro.

 

Com cerca de 22 mil usuários diários, o Elevador Lacerda será modernizado com a promessa de oferece mais conforto a soteropolitanos e turistas. O projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e prevê melhorias estruturais nos saguões que abrigam as quatro cabines dos elevadores, abrangendo desde implantação de sistema de climatização até nova pintura, iluminação, revestimentos das paredes e do piso, assim como soluções para otimizar o fluxo de passageiros.

 

Uma das novidades previstas no projeto será a liberação das varandas situadas nos espaços laterais do acesso da Cidade Alta, na Praça Municipal. Para isso, a sorveteria A Cubana, instalada no Elevador Lacerda desde o final da década de 1930 e que ainda hoje é uma referência ligada ao monumento, será realocada para o hall de acesso onde atualmente funciona o Centro de Informações ao Turista, conforme antecipado pelo Bahia Notícias.

 

BILHETAGEM
Ainda de acordo com o projeto, a Prefeitura pretende criar bilheterias próximas às entradas, tanto na Praça Municipal quanto no Comércio, onde os passageiros poderão fazer o pagamento da tarifa para embarcar no elevador. A ideia da gestão é evitar a formação de filas longas nas catracas, sobretudo nos horários de pico e em períodos de alta demanda.

 

ELEVADOR LACERDA
Com 150 anos de existência, o Elevador Lacerda possui 72 metros de altura e chega a transportar passageiros num percurso que dura cerca de 20 segundos. O equipamento foi inaugurado em 8 de dezembro de 1873, dia da padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição – por esse motivo, inicialmente ele era chamado de Elevador Hidráulico da Conceição.

 

Foi o primeiro elevador público e também o mais alto do mundo. Inicialmente, ele funcionava por um sistema hidráulico. Em 1896, passou a ser chamado oficialmente de Elevador Lacerda, em homenagem ao seu idealizador, Antônio Lacerda, sendo eletrificado em 1906.

 

Essas e outras mudanças foram introduzidas ao longo de sua história após cinco grandes reformas e revisões. Em 1930, o ascensor passou por uma modernização para a ampliação da altura (de 63 metros para os atuais 72 metros), ganhando uma nova torre e incremento do número de cabines, seguindo um padrão arquitetônico de art déco.

 

O Elevador Lacerda é patrimônio histórico tombado pelo Iphan desde 2006.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Show de Madonna reúne 1,6 milhão de pessoas em Copacabana

As areias de Copacabana, no Rio de Janeiro, receberam pelo menos 1,6 milhão de pessoas para o show de Madonna. O número foi divulgado pela Riotur, empresa de turismo ligada à prefeitura, e superou em 100 mil a expectativa inicial. O público pode ser considerado o maior de toda a carreira da cantora, que se

Motociclista perde o controle e destrói vitrine de loja, em Jequié

Um motociclista perdeu o controle de sua motocicleta, enquanto transitava pela Avenida Rio Branco, e destruiu a vitrine de uma loja de confecções em Jequié. O acidente ocorreu na tarde deste sábado (4).           Ver essa foto no Instagram                       Uma

Mecânico é morto a tiros em bar às margens da BA-148

Um mecânico foi morto a tiros no começo da noite deste domingo (5), em um bar às margens da BA-148, na Zona Rural de Brumado.    De acordo com informações do site Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, o profissional estava no local com a família quando foi alvejado. Até o momento, não se sabe