PEC do quinquênio vai para quarta sessão de discussão no plenário do Senado

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Senado realizou nesta quinta-feira (25) a terceira sessão de discussão, em primeiro turno, da Proposta de Emenda à Constituição 10/2023. Apresentada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a PEC institui a parcela mensal de valorização por tempo de serviço dos magistrados e do Ministério Público, além de membros da Advocacia Pública da União, dos estados e do Distrito Federal, da Defensoria Pública, ministros e conselheiros de Tribunais de Contas.

 

Não houve inscritos em plenário para discutir a matéria, e a discussão foi encerrada pelo senador Weverton (PDT-MA), que presidiu a sessão. “Poderão ser oferecidas emendas até o encerramento da discussão em primeiro turno”, informou o senador.

 

A proposta já pode ser pautada para a quarta sessão de discussão. A primeira sessão de debates ocorreu na sessão da última terça-feira (23).

 

Antes da votação em primeiro turno, a PEC passa por cinco sessões de discussão no Plenário e, antes do segundo, por mais três sessões de discussão. Uma PEC tem que ser discutida e votada em dois turnos em cada Casa do Congresso e só é considerada aprovada se obtiver pelo menos três quintos dos votos dos deputados (308 votos) e dos senadores (49 votos) em cada um dos turnos. Caso aprovada, a PEC é promulgada pelo Congresso e inserida no texto constitucional.

 

Segundo a proposta, as parcelas mensais só poderão ocorrer se houver previsão orçamentária e decisão do respectivo Poder ao qual o agente público a ser beneficiado é vinculado. A futura parcela, segundo o texto, será calculada em 5% do subsídio, a cada 5 anos de efetivo exercício, até o limite de 35%. O documento inclui na atividade jurídica o exercício na magistratura, em cargos públicos de carreiras jurídicas e na advocacia, sendo assegurada a contagem de tempo anterior à data da publicação da emenda, caso seja aprovada. Ainda de acordo com a proposição, a parcela também valerá para os aposentados e pensionistas que têm direito a igualdade de rendimentos com os colegas em atividade. Com informações da Agência Senado.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Copom reduz taxa Selic para 10,50% ao ano, um corte de 0,25 ponto percentual

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (8) reduzir a Selic em 0,25 ponto percentual e a taxa passou de 10,75% para 10,50% ao ano. Este foi o sétimo corte seguido na taxa básica de juros, que começou a recuar em agosto de 2023. No início do ciclo de cortes

Unidades do MPT na Bahia arrecadam doações para vítimas do Rio Grande do Sul

As oito unidades do Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) estão funcionando como postos de arrecadação de donativos para as vítimas da enchente que assola o Rio Grande do Sul.   Em cada uma das sedes do órgão, estão instaladas caixas de coleta para recepção de alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupas e

VÍDEO: Em evento no Planalto, Lula agradece Isidório por “embelezar” atos do governo federal

O deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) voltou a chamar atenção nesta quarta-feira (8). Durante o anúncio do resultado de cinco modalidades do Novo PAC Seleções, dos eixos Água para Todos e Cidades Sustentáveis e Resilientes, a presença do parlamentar baiano foi notada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).    Em evento no