Brasília inspira estilista em coleção com elementos da capital

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Os arcos de concreto da Catedral, a mais famosa representação dos candangos e as hipnotizantes folhas de ipê foram transportados de Brasília para a silhueta humana. Já explorado na fotografia, no cinema e na poesia, o modernismo da capital ganha espaço na moda pelas mãos de Thati Moura.

Vem saber mais!

A Catedral é o monumento preferido de Thati em Brasília “Quando olho para a Catedral, eu vejo um vestido”, contempla a estilista Thati Moura. Amazonense, sua chegada em Brasília, em 2019, significou um impacto no modo como enxergava a vida ao redor. Viu a capital como uma porta para o mundo, encantada pelo desafio de construir seu próprio caminho e conquistar espaços antes inimagináveis.

E Thati construiu seu caminho. Descobriu a afinidade e se apaixonou pela moda ao trabalhar no Vilma Rocha Atelier. Lá, enxergou pela primeira vez a moda como arte. Em sua nova cidade, arte é o que não faltava aos olhos da jovem. A arquitetura modernista de edifícios traçados por Oscar Niemeyer foram, desde o primeiro dia, motivo de deslumbramento e inspiração.

Seu monumento preferido? A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. “Sempre foi o que mais me despertou a curiosidade”, diz. Ao ver uma silhueta nas curvas que apontam para o vasto céu brasiliense, soube que aquele seria seu próximo projeto. Concreto e vitrais interpretados em tecido ganharam movimento no corpo humano pelas mãos — e coração — de Thati.

Desenho de Oscar Niemeyer desperta curiosidade na estilista  

O amarelo também remete aos ipês  

Look com monumento Os Candangos, de Bruno Giorgi  

Editorial foi fotografado por Naiara Alves Uma icônica escultura de Bruno Giorgi e, claro, o florescer dos ipês do Cerrado também mexeram com o coração da estilista, que traduziu o encantamento em arte, em moda. Para o feriado de 21 de abril, Thati Moura apresentou a coleção Brasília 64, inspirada em símbolos inconfundíveis da capital, por meio de um editorial fotografado por Naiara Alves.

“A moda e a arquitetura se encontram como arte quando transmitem a história. Com elas, podemos transmitir nosso estilo. Passei a associar essas coisas e hoje estou sempre pensando em como conectar essas expressões, o que encaixa em qual peça. Uso muito da minha imaginação”, compartilha Thati em entrevista à coluna.

“Quando olho para a Catedral, vejo um vestido”  

Peça inspirada nos ipês roxos  

Thati conecta diferentes expressões artísticas em seu trabalho  

O Plano Piloto, de Lúcio Costa, também foi homenageado  

A coleção de moda de Thati Moura é inspirada nos símbolos da capital A coleção Brasília 64 é a liberdade que pulsa em Brasília. Para a estilista, chegar à capital não foi apenas uma mudança territorial. Foi um florescer artístico em seu íntimo, e a bela homenagem à nova casa é o reflexo da alvorada que raiou em sua vida. “Aqui, encontrei a possibilidade de eu ser quem eu quisesse, seguir o caminho que eu quisesse. Foi um recomeço total. Brasília é um nascer”, finaliza Thati Moura.

“A arquitetura e a moda nos conectam à história”, diz a estilista  

“Brasília é um nascer. […] Eu comecei a ver essa possibilidade de eu ser quem eu quisesse ser, seguir o caminho que eu quisesse.” Moda Brasília A coluna deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal, no Centro-Oeste.

O objetivo é compilar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

A Grande Conquista 2 dá baixa audiência e não lucra, mas Rachel Sheherazade é bem avaliada

ARACAJU, SE (FOLHAPRESS) - A Record tem mais motivos para se preocupar do que para comemorar com A Grande Conquista 2, seu reality show exibido no horário nobre. Prestes a completar um mês no ar, a audiência e a repercussão são baixas, e o programa não faz a emissora lucrar. Segundo dados de audiência do

Festival de Cannes 2024: confira os looks que as brasileiras usaram

A 77ª edição do Festival de Cannes, um dos eventos mais prestigiados do mundo cinematográfico, reúne, entre os dias 14 e 25, estrelas de vários países para celebrar as grandes promessas do cinema deste ano. Além dos looks de personalidades internacionais, o festival, que ocorre anualmente na cidade francesa, contou ainda com um espetáculo de

Tony Ramos apresenta importante melhora após segunda cirurgia no cérebro

Ator Tony Ramos, de 75 anos, apresentou melhora após segunda cirurgia no cérebro Tony Ramos *** Local Caption *** Na Moral – '‘Identidade Nacional’ : luizinho - D:/AAA - Fotografias/Fotos/ATUAL/VARIEDADES/Na Moral/‘Na Moral’ estreia com debate sobre identidade nacional Ator encontra-se estável, acordado, lúcido e respirando sem ajuda de aparelhos O ator Tony Ramos, de 75