Governo da Estado criará comitê para debater políticas para população em situação de rua

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No final da noite de quarta-feira (24), o governador Jerônimo Rodrigues recebeu representantes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua (Ciamp Rua), no Centro de Operações de Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, para dialogar sobre políticas públicas para a população em situação de rua. O Secretário da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), José Leal, e outros secretários estaduais também estiveram presentes no encontro.

Entre as propostas apresentadas pelo Ciamp Rua Nacional, estava a adesão da Bahia ao “Plano Ruas Visíveis – Pelo direito ao futuro da população em situação de rua”, lançado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania em dezembro de 2023, e a criação de um comitê estadual com a participação ativa das secretarias, abordando várias demandas enfrentadas por essa população, como saúde, assistência social, educação, trabalho e emprego. O coordenador do Ciamp Rua Nacional, Anderson Lopes Miranda, destacou a resposta positiva do Governo da Bahia em aderir ao plano nacional, o que representa mais políticas e assistências direcionadas para a população de rua.

O governador Jerônimo Rodrigues enfatizou a importância de receber representantes do movimento para uma articulação mais eficiente de políticas públicas voltadas para esse grupo e comprometeu-se a estabelecer um comitê estadual para debater essas questões a partir da próxima semana: “São pessoas que não têm acesso à saúde, à assistência, e às vezes nem água. Assumi o compromisso de aderir ao plano nacional e criar um comitê estadual para garantir a eficácia dessas políticas. A articulação com os municípios e as diversas secretarias estaduais em torno dessa pauta será fundamental”.

“Este encontro evidencia o compromisso do Governo em cuidar das pessoas. Temos o programa Corra com Abraço, que já completou 11 anos, e possui uma metodologia única no país para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade, fazendo encaminhamentos para os serviços necessários”, frisou o secretário da Seades, José Leal.

A coordenadora nacional do movimento na Bahia, Maria Sueli Oliveira, saiu da reunião com expectativas bastante positivas: “Trouxemos algumas pautas e saímos daqui com ações ainda melhores. Isso para nós é gratificante. O governador sempre foi um parceiro e demonstrou comprometimento com o Movimento Nacional da População de Rua. Se nos fortalecemos, se a luta se fortalece, a população de rua se beneficia com isso”.

### Programa Corra Pro Abraço

No âmbito das políticas públicas para a população de rua, a Bahia já vem implementando iniciativas de destaque, como o programa Corra Pro Abraço. Coordenado pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), o programa busca aproximar os beneficiários de políticas públicas – sobretudo serviços nas áreas de saúde, assistência social, educação e justiça -, acolhendo as pessoas respeitando suas identidades e modos de vida. A iniciativa está em operação em sete municípios: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas, Juazeiro, Porto Seguro e Barreiras.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump revoga convite do Canadá para Conselho da Paz

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta quinta-feira (22/1), a retirada do convite ao Canadá para integrar o Conselho da Paz,...

Após 16 anos de serviço, policial militar é promovido a cabo em cerimônia no 13º BEIC

Teixeira de Freitas, BA – A Polícia Militar da Bahia promoveu o policial Sérgio Reis ao posto de cabo em cerimônia realizada na...

Buscas em rio por crianças desaparecidas em Bacabal são encerradas

Buscas por crianças desaparecidas em Bacabal chegam ao 19º dia sem vestígios no Rio Mearim As buscas aquáticas por Ágatha Isabelly, 6 anos, e...