“Prosseguir”: TJ-BA cria programa de preparação para aposentadoria de magistrados e servidores

Publicado:

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) estabeleceu o Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA) para magistrados e servidores sob o nome de Programa Prosseguir, conforme resolução publicada recentemente.

O foco do Prosseguir é promover o bem-estar dos servidores do judiciário baiano, concentrando-se em atividades que visam aprimorar a qualidade de vida e manter a saúde física e mental do público-alvo.

O programa busca auxiliar na transição para a aposentadoria, provocando reflexões sobre a nova etapa de vida, incentivando interesses pessoais em novos projetos e combatendo a ideia de inatividade pós-aposentadoria, além de promover uma aposentadoria saudável e sustentável.

Visando conscientizar magistrados e servidores sobre a importância do planejamento para a aposentadoria, o programa abordará temas como a organização familiar, financeira e pessoal nessa nova fase, além de oferecer oficinas, cursos e palestras que facilitem a transição para a aposentadoria e promovam o aperfeiçoamento pessoal pós-aposentadoria.

A participação no programa é voluntária, porém, existem alguns pré-requisitos necessários para inscrição, como receber abono de permanência, estar a 5 anos da aposentadoria voluntária ou a 10 anos da aposentadoria compulsória por idade, entre outros requisitos específicos.

As ações serão coordenadas pela Secretaria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenação de Assuntos Previdenciários (CPREV), e terão um caráter permanente, com conteúdo informativo anual de no mínimo 20 horas, incluindo cursos, seminários, dinâmicas de grupo e outros recursos.

Os magistrados e servidores aposentados poderão participar dos cursos oferecidos pela Universidade Corporativa (Unicorp) do TJ-BA como discentes ou docentes, além de receber percentual de horas-aula quando atuando como docente, a critério do TJ-BA.

Com a implantação do Programa Prosseguir, será estabelecido o Núcleo de Atendimento ao Magistrado e ao Servidor aposentado, juntamente com a Assessoria Especial da Presidência I – Magistrados e a CPREV, com o intuito de oferecer informações e orientações sobre direitos e atividades pós-aposentadoria aos servidores e magistrados aposentados.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lobista investigado na “Farra do INSS” gastou quase R$ 1 milhão em joias de luxo em seis meses, aponta Receita Federal

O lobista Danilo Berndt Trento chamou a atenção das autoridades após desembolsar quase R$ 1 milhão em joias de luxo em apenas seis...

Prefeitura de Feira prorroga sindicância sobre vazamento de dados de pacientes com HIV

A prefeitura de Feira de Santana decidiu prorrogar por mais oito dias a sindicância que investiga o vazamento de dados sensíveis de mais...

Golpista é preso em flagrante no Pará após se passar por assessor de governo baiano

Um homem de Juazeiro, Pernambuco, conhecido por aplicar golpes na Bahia, foi preso em flagrante em Belém, Pará, nesta segunda-feira (13)....