Salvador recebe programa de proteção a jovens em vulnerabilidade

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A implementação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) Juventude em Salvador foi anunciada pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, após uma discussão com representantes de organizações comunitárias da cidade, na segunda-feira (19).

O objetivo do Pronasci é combater a violência letal contra adolescentes e jovens negros de 15 a 24 anos, além do uso de drogas, por meio do estímulo à educação e inclusão no mercado de trabalho formal.

De acordo com informações da Agência Brasil, o projeto teve início no Rio de Janeiro e agora chega às capitais baiana e fluminense, sendo as primeiras a receber o Pronasci Juventude devido ao projeto-piloto realizado em parceria com os ministérios da Educação, do Trabalho e Emprego e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O plano inicial do Pronasci Juventude concentra suas ações em “territórios com altos índices de violência letal, promovendo proteção social, aumento da escolaridade e formação profissionalizante, com foco no desenvolvimento humano e sustentável”.

Inicialmente, o programa irá beneficiar 1.500 jovens em situação de vulnerabilidade agravada e expostos ao uso de substâncias psicoativas em áreas selecionadas no Rio de Janeiro e 500 jovens em Salvador. Cada participante receberá uma bolsa de formação no valor de R$ 500 por mês, durante 12 meses.

Lívia Casseres, coordenadora-geral de Projetos Especiais Sobre Drogas e Justiça Étnico-Racial do Ministério da Justiça e Segurança Pública, revela que há planos para a criação de uma legislação que regulamente o programa, transformando-o em lei.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MT: homem mata mãe após disparo acidental dentro de casa

Uma mulher de 68 anos, identificada como Marile Guarnienti Benatti, morreu após ser atingida por um disparo dentro da residência, no bairro Jardim...

Mulher surda é encontrada morta com sinais de estrangulamento dentro de casa em Alcobaça

Alcobaça, BA – O corpo de uma mulher de 43 anos, portadora de deficiência auditiva, foi encontrado com sinais de estrangulamento dentro de...

Homem acusado de liderar fuga em massa e atentado contra diretor de presídio em Eunápolis é preso no RJ

O homem acusado de liderar a fuga de 16 detentos no Conjunto Penal de Eunápolis, em dezembro de 2024, foi preso no Rio...