Salvador sedia Conferência da Diáspora Africana nas Américas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Relembrando a dispersão forçada do povo africano escravizado nas Américas, Salvador se destaca como a capital mais negra fora da África e recebe a partir desta quinta-feira (29) a Conferência da Diáspora Africana nas Américas. O evento reúne autoridades, especialistas, pesquisadores, personalidades culturais e representantes de movimentos sociais, além de setores público e privado, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Organizado pela União Africana e pelo governo do Togo, em parceria com os governos federal e estadual, a conferência tem como objetivo principal criar um espaço de diálogo sobre desenvolvimento econômico, justiça social e cultura, promovendo a cooperação entre as Américas e a África. Os debates envolvem temas como pan-africanismo, memória, restituição, reparação e reconstrução. O evento se estende até sábado (31).

A mesa de abertura contou com importantes presenças, como o ministro das Relações Exteriores do Togo, Robert Dussey, a secretária da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães, e os ministros Anielle Franco (Igualdade Racial), Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania) e Margareth Menezes (Cultura), além do Reitor da Ufba, Paulo Miguez. As discussões iniciais destacaram a importância das políticas de reparação e a valorização das contribuições africanas para a formação do Brasil.

Durante a abertura, a ministra Anielle Franco enfatizou a relevância do evento para as políticas de reparação no Brasil, destacando a necessidade de construir pontes entre o Brasil e a África. Ela ressaltou: “Estamos aqui para reconhecer as cicatrizes da escravidão e avançar em direção a um futuro mais justo. Esta conferência representa um marco para fortalecer nossas identidades e a luta pela igualdade”.

O mesmo posicionamento foi reforçado pela secretária da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães, que declarou: “Aqui reafirmamos nosso compromisso com a promoção da igualdade racial e a valorização da herança africana”.

Além das discussões, a conferência serve como uma etapa preparatória para o 9º Congresso Pan-Africano, a ser realizado no Togo, entre 29 de outubro e 2 de novembro de 2024, com o tema “Renovação do Pan-Africanismo e o Papel da África na Governança Global”.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Governo da Bahia prorroga estudos para concessão do antigo Porto da Ford até dezembro

O governo da Bahia prorrogou por mais seis meses o contrato de estudos para viabilizar a exploração do Terminal Portuário Privativo Miguel de...

Entre shows e gols do Brasil, posto da Sesab registra mais de 3,6 mil testes para ISTs no São João de Cachoeira

Durante o São João na Bahia, a Secretaria da Saúde (Sesab) mobilizou postos de testagem rápida para ISTs em Cachoeira, no Recôncavo, como...

Motociclista de 62 anos morre após colisão com caminhonete no interior baiano

Um idoso de 62 anos morreu após um acidente na BA-395, entre a sede de Tucano e o distrito de Caldas do Jorro,...