Congresso espera que Flávio Dino libere emendas parlamentares até esta sexta-feira

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Congresso Nacional aguarda uma decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), para autorizar a retomada do pagamento das emendas parlamentares até esta sexta-feira (29).

A liberação dos recursos está sendo condicionada pelos parlamentares à aprovação de pautas relevantes para o governo, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

As emendas estão bloqueadas desde agosto, quando Dino determinou que o Legislativo estabelecesse regras mais claras de transparência e rastreabilidade dos recursos. A decisão do ministro foi confirmada por unanimidade pelo STF.

Na noite de quinta-feira (27), o Congresso Nacional protocolou três documentos no STF, anexados às ações relacionadas às emendas parlamentares. Segundo a equipe do Legislativo, os protocolos trazem informações detalhadas sobre os parlamentares oficiados pelo presidente da Mesa do Congresso em 2021 e aqueles que responderam aos ofícios sobre o apoio às emendas RP-9 (as emendas de relator) dos exercícios de 2020 e 2021.

Nos últimos meses, o Congresso tem trabalhado em um projeto de lei complementar (PLP), em parceria com o Executivo e o Judiciário, para cumprir as exigências do STF. Após discussões e ajustes, a proposta foi finalmente concluída na semana passada.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a proposta sem vetos, ou seja, sem mudanças no texto original. Para uma ala do Congresso, a sanção sem alterações indicaria que o governo teria a expectativa de que Dino aceitaria o conteúdo aprovado. No entanto, os parlamentares reconhecem que o ministro ainda pode rejeitar o projeto, mesmo após a sanção presidencial.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Criança de 4 anos morre afogada em piscina de clube esportivo em SP

Uma criança de 4 anos morreu afogada na piscina do Centro Esportivo Lapa, também conhecido como Pelezão, na zona...

STF declara inconstitucionalidade de IPVA sobre aviões e barcos no Ceará; entenda a decisão unânime

STF declara, por unanimidade, a inconstitucionalidade de dispositivos da legislação do Ceará que previam o IPVA para aeronaves e embarcações, reafirmando a jurisprudência...

Policiais são alvos de tiros de fuzil AK-47 no Nordeste de Amaralina

Uma tarde de pânico marcou a véspera de Natal na região do Complexo Nordeste de Amaralina, em Salvador. Policiais do 30º Batalhão foram...