Já pensou em falar com seu “eu do futuro”? É o que promete essa IA

Publicado:

Imagine poder falar com o seu “eu do futuro” e fazer perguntas. Embora seja uma situação hipotética e inatingível, a tecnologia atual oferece uma experiência surpreendentemente similar por meio da inteligência artificial (IA).

O Future You é uma nova plataforma interativa de IA que permite aos usuários criar uma versão virtual mais velha de si mesmos. Desenvolvido por psicólogos, pesquisadores e tecnólogos, o projeto tem conquistado muitos adeptos nos Estados Unidos e em diversos países.

Ao acessar a plataforma, os usuários devem tirar uma selfie para que o algoritmo possa criar uma projeção de sua versão mais velha. Em seguida, é necessário responder a um detalhado questionário que aborda desde questões básicas, como nome e idade, até aspectos mais profundos da personalidade, como níveis de ansiedade e relacionamentos significativos. A IA utiliza essas informações para simular um diálogo com o usuário, funcionando como um chatbot que oferece reflexões sobre comportamentos presentes que podem influenciar positivamente o futuro.

Funcionamento e propósito psicológico da IA do futuro

  • Ao contrário de um oráculo, a IA do Future You não faz previsões futuras, nem oferece conselhos financeiros ou médicos.
  • O objetivo principal da ferramenta é estimular a reflexão e promover um exercício psicológico, não adivinhação.
  • Estudos iniciais indicam que a interação com a IA aumentou a motivação em 16% e fortaleceu a conexão emocional com o eu futuro em 15% em relação a grupos de controle.

Os desenvolvedores buscam mais dados para aprimorar a experiência, que atualmente está disponível apenas em inglês. Se deseja experimentar e contribuir, acesse a página oficial e inicie a conversa.

O post Já pensou em falar com seu “eu do futuro”? É o que promete essa IA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cerâmica de 2.700 anos revela dívida do Reino de Judá ao Império Assírio

Arqueólogos fizeram uma descoberta surpreendente em Jerusalém: a primeira inscrição assíria do período do Primeiro Templo, datada de aproximadamente 2.700 anos atrás. O...

Possível exolua vulcânica explicaria gás incomum em planeta gigante

Uma equipe internacional, liderada por Apurva Oza, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), anunciou uma forte candidata a ser uma exolua do...

Hora de renovar a casa: seleção de eletrodomésticos com preços imperdíveis

Renovar os eletrodomésticos pode transformar a casa, e quando boas ofertas aparecem, não dá para deixar passar. Desde geladeiras conectadas até máquinas de...