Operação de Grande Escala no Conjunto Penal de Itabuna
Uma megaoperação foi iniciada pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) no Conjunto Penal de Itabuna (CPI) com o objetivo principal de reforçar o controle, a segurança e a ordem dentro da instituição. A ação realizada pela Polícia Penal, em colaboração com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Polícia Militar, também está focada no combate aos crimes contra a vida e o tráfico de drogas na região.
Durante a operação, buscas minuciosas estão sendo conduzidas por policiais penais do serviço ordinário e do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop). As buscas estão direcionadas para celas e pavilhões ocupados por indivíduos considerados de alta periculosidade, que desempenham funções de liderança em grupos criminosos.
O objetivo das buscas é evitar a entrada de objetos ilícitos, como aparelhos celulares, e interromper qualquer tipo de comunicação dos detentos com criminosos do lado de fora da unidade prisional. Essas ações são realizadas em parceria com equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), Grupo de Atuação Especial na Execução Penal (Gaep) do MPBA, e unidades da Polícia Militar, incluindo a Cipe Cacaueira, Cipe Sudoeste e o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer).
Sob coordenação da Superintendência de Gestão Prisional (SGP), através da Diretoria de Segurança Prisional (DSP), as atividades no terreno contam com a participação dos policiais penais da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP) e da Coordenação de Monitoração e Avaliação do Sistema Prisional (CMASP).

Facebook Comments