Firmiane Venâncio celebra posse de nova defensora pública geral: “Cara da democracia”

Publicado:

A defensora pública Firmiane Venâncio celebrou a posse de Camila Angélica Canário de Sá Teixeira como Defensora Pública Geral do Estado da Bahia (DPE-BA) em uma cerimônia realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nesta quinta-feira (20). Em entrevista, Venâncio, que anteriormente liderou o DPE-BA em 2023, expressou sua satisfação em ver uma mulher à frente da entidade e a importância de poder escolher quem ocupará esse cargo.

“A Defensoria Pública lutou arduamente para que esse momento se concretizasse, a oportunidade de escolhermos quem estará à frente da gestão. Acredito que tenhamos alcançado esse momento como resultado desse processo democrático em nossa instituição. E para nossa alegria, mais uma mulher liderando a Defensoria Pública do Estado da Bahia. Isso é extremamente significativo, pois é uma instituição que reflete essa essência, a essência da democracia, das múltiplas faces, das diversas possibilidades de participação de todas as pessoas que desejam e estão dispostas a servir à instituição”, afirmou a defensora.

Venâncio também destacou a simbologia da posse ocorrer na AL-BA, local onde os deputados debatem projetos que beneficiam o trabalho dos defensores públicos. Durante a conversa, ela mencionou que o DPE aprovou seu primeiro Projeto de Lei no ano anterior e ressaltou que a Assembleia é o cenário “das maiores conquistas”.

“É simbólico, este é um espaço que sempre foi um campo de batalha para a Defensoria Pública, visando a consolidação do seu papel e autonomia. Recentemente, no ano passado, concluímos o ciclo de autonomia da Defensoria Pública ao aprovar, pela primeira vez, nosso projeto de lei aqui, de iniciativa da Defensoria Pública Geral. Portanto, a Assembleia Legislativa sempre foi o palco das nossas grandes lutas e vitórias na Defensoria Pública do Estado da Bahia”, afirmou a ex-defensora pública geral da Bahia.

Finalizando, a nomeação de Camila Angélica Canário de Sá Teixeira como Defensora Pública Geral do Estado da Bahia marca um novo capítulo na trajetória da Defensoria, reforçando seu compromisso com a igualdade, a democracia e a representatividade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Metanol: confirmação de morte cerebral de mulher contaminada é incerta

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, anunciou nesse domingo que os exames realizados para confirmar a morte cerebral...

Família procura por adolescente desaparecido no Distrito de Itabatã, em Mucuri

A família de Daniel Costa de Sena, de 17 anos, está angustiada após seu desaparecimento no distrito de Itabatã, no município...

Inspetora da PRF é presa por injúria racial contra capitão da PM durante evento infantil em Feira de Santana

Uma inspetora da Polícia Rodoviária Federal, Michele Alencar, de 44 anos, foi detida em flagrante na manhã deste domingo (5) por injúria racial...