CBPM e Galvani anunciam R$ 10 milhões de investimento em educação na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Projeto Irecê, resultado da parceria entre a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e a Galvani Fertilizantes, receberá um aporte de R$ 10 milhões para promover a independência do estado da Bahia em relação à importação de fertilizantes fosfatados. Os investimentos totais no estado já alcançam R$ 1,1 bilhão.

A decisão de ampliar os investimentos no projeto foi oficializada durante uma reunião entre a diretoria da estatal baiana e a empresa líder na produção e distribuição de fertilizantes na região do Matopiba, realizada em São Paulo. O Projeto Irecê prevê a produção de fosfato na mina da CBPM em Irecê, com beneficiamento do minério na unidade fabril da Galvani, situada em Luís Eduardo Magalhães.

Com os avanços do Projeto Irecê, a Bahia se tornará autossuficiente na produção de fertilizantes fosfatados, atendendo a 30% da demanda das regiões Norte e Nordeste do país.

A reunião contou com a presença do presidente da CBPM, Henrique Carballal, do vice-presidente, Carlos Borel, e dos executivos da Galvani, incluindo o diretor-presidente, Marcelo Silvestre, a diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Sylvia Tabarin, o diretor de Implementação de Projetos, Felippe Camargo, e o diretor Administrativo Financeiro, Danilo Casalino.

Investimento em Educação como Compromisso Social

O presidente da CBPM destacou o compromisso social do projeto, anunciando um investimento de R$ 10 milhões em educação na Bahia entre 2025 e 2026. A partir de 2027, serão destinados anualmente R$ 2 milhões para um fundo de educação.

“Estou aguardando definir com o governador Jerônimo Rodrigues como será a aplicação desse recurso nesses dois primeiros anos e, a partir de 2027, destinaremos R$ 2 milhões por ano para o desenvolvimento da educação no nosso estado”, informou Carballal.

Além disso, foi anunciada a chegada de um forno de última geração importado da Alemanha para o Projeto Irecê. O equipamento, que será montado na China e posteriormente instalado na mina de fosfato em Irecê, é essencial para a otimização da produção, prevista para iniciar em abril de 2026.

Com esses investimentos e avanços, o Projeto Irecê se solidifica como um dos mais relevantes da mineração baiana, impulsionando a economia, promovendo a sustentabilidade e fortalecendo a educação no estado.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Radioterapia passa a integrar atendimento do Hospital do Oeste e amplia assistência oncológica na região

Oeste baiano ganha impulso no combate ao câncer com a inauguração do novo serviço de Radioterapia no Hospital do Oeste, em Barreiras, fruto...

Nasce o bebê indígena de número 600 do Materno-Infantil de Ilhéus

Síntese rápida: Em Ilhéus, o Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, o único hospital da Bahia habilitado pelo Ministério da Saúde para atender Povos Originários,...

Caminhão carregado com porcos tomba na BA-131 e deixa 2 feridos; acidente ocorreu próximo a Jacobina

Na tarde desta sexta-feira, 26, um caminhão que transportava dezenas de porcos tombou em uma ribanceira às margens da BA-131, em Caém, no...