Conselho de Ética aprova cassação de Glauber Braga por 13 a 5. Vídeo

Publicado:

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados aprovou, por 13 votos a 5, a cassação do mandato do deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ) nesta quarta-feira (9/4). No entanto, a decisão pode ser contestada e precisa ser confirmada pelo plenário da Casa.

O processo alega que Glauber quebrou o decoro parlamentar ao expulsar da Câmara o militante do Movimento Brasil Livre (MBL) Gabriel Costenaro, em abril de 2024, utilizando chutes.

A reunião que determinou a cassação foi marcada por discussões acaloradas e acusações de “atropelo”. Membros do PSol argumentaram que existe um acordo informal para destituir Glauber e criticaram o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), por não ter iniciado a ordem do dia no plenário às 16h, como previsto. Essa ação teria consequentemente encerrado as atividades das comissões da Casa, incluindo o Conselho de Ética.

Diante da aprovação no Conselho de Ética, a decisão sobre a cassação segue agora para o plenário da Câmara. A defesa do parlamentar pode apelar à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que terá cinco dias úteis para ratificar a decisão do Conselho de Ética.

O relator Paulo Magalhães (PSD-BA) afirmou em seu voto que Glauber Braga “ultrapassou os limites inerentes ao cargo, abusando das prerrogativas que possui”.

Instantes antes da sessão, Glauber anunciou a seus apoiadores que apelaria da decisão à CCJ da Câmara. Se o pedido for negado, ele declarou que buscará reverter a determinação no Plenário e utilizará recursos judiciais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ajuda de Trump

Disparam denúncias de assédio moral no serviço público do DF

Os casos de assédio moral no serviço público do Distrito Federal têm chamado atenção, principalmente por sua natureza abusiva e repetitiva....

Projetos tentam legalizar gás-pimenta como o usado por estudante morta

A morte de uma jovem de 20 anos na zona leste de São Paulo, após usar um spray de gás-pimenta contra assaltantes, reabriu...